É incontestável o domínio criativo da Pixar ao produzir animações poderosas, que marcam gerações desde os anos 1990. Elementos não poderia ser diferente, é uma obra-prima fantástica e preciosa na medida certa; consegue ser moderna e para toda a família.
Além disso, Elementos trás reflexões importantes sobre a vida, como seguir os seus sonhos, encontrar o seu propósito e claro, encontrar um grande amor mesmo que ele seja diferente e totalmente o oposto de você.
Dessa forma o telespectador é convidado para uma história envolvente e divertida sobre Faísca e Gota, que nada mais são o fogo e a água. Vivendo na cidade dos elementos, Faísca tem o sonho de um dia poder gerenciar a loja do pai, mas precisa controlar seu temperamento forte. Mas tudo isso está prestes a mudar quando conhece Gota, de classe social alta, sensível e o orgulho da família.
É o romance proibido dos filmes de adolescentes da Sessão da Tarde, afinal, como o fogo e a água poderiam viver juntos, isso é impossível. De fato, Faísca e Gota são dois jovens descobrindo o amor e as várias oportunidades e aventuras que o mundo tem para oferecer.
Seguindo a fórmula da Pixar, Elementos também desenvolve assuntos sociais relevantes como a dificuldade que imigrantes encontram ao chegar em um novo lugar; famílias monoparentais e relacionamento homoafetivo. Mesmo que essas temáticas não sejam o ponto central do filme, ainda assim ganham o seu espaço em tela. Ou seja, é um filme com uma representividade enriquecedora e atual.
Se comparado com outros filmes do estúdio, como Soul, Divertidamente e o classudo Toy Story, Elementos perde um pouco de força. Apesar de não ser ruim – nem de longe – não traduz com competência todo o currículo que a Pixar construiu ao longo de décadas.
Sendo assim, Elementos tem uma narrativa simples, não chega a ser um grande ato cinematográfico da Pixar/Disney. No entanto, é uma animação encantadora com um enredo equilibrado e satisfatório, já os efeitos visuais são muito característicos de seu estúdio. O clímax da história é um presente para os telespectadores com muita paixão e um final digno de muita emoção.