Na última quarta (22), o estúdio Extremely OK Games (criadores de Celeste) anunciou que seu projeto Earthblade foi oficialmente cancelado. O comunicado aponta um atrito interno entre alguns integrantes da equipe como principal motivo do cancelamento.
“Tomamos essa decisão em dezembro e sentimos que seria melhor esperar até agora para anunciá-la. Aqui dentro, tivemos a oportunidade de refletir e passar pelo luto até aceitarmos tudo isso, mas esse processo não é linear e segue em andamento” relata o comunicado oficial.
O desentendimento relatado pelo estúdio não é recente e já se prolonga desde 2024. O então diretor de arte da Extremely OK Games, Pedro Medeiros, teve uma rixa com outros dois integrantes, Maddy Thorson e Noel Berry, em relação à distribuição dos direitos de Celeste. No fim, ambas as partes decidiram seguir caminhos diferentes, levando Medeiros a sair do estúdio e iniciar um projeto por conta própria.
Contudo, o comunicado reforça que esse atrito não foi a única razão do cancelamento do jogo. Os desenvolvedores até mesmo defendem Medeiros, alegando que sua saída auxiliou a equipe a entender melhor suas falhas. O sucesso de Celeste também é apontado como um motivo, já que muitos se sentiram pressionados demais a entregar algo à altura.
O relato aponta que a equipe remanescente “não sabia se ainda valia a pena lutar para terminar Earthblade”. O desenvolvimento do jogo teve início em 2019, mas mesmo seis anos depois, eles alegam não estar em um estágio tão avançado quanto se espera desse período de tempo.
Earthblade foi oficialmente anunciado durante o The Game Awards 2022, consistindo em mais um metroidvania com um visual semelhante ao de Celeste. Com seu cancelamento, a Extremely OK Games afirma que começará a focar seus esforços em jogos mais simples.