O CEO da EA, Andrew Wilson, enfim se pronunciou publicamente a respeito dos números decepcionantes de Dragon Age: The Veilguard. Em alguns comentários concedidos no último relatório fiscal da companhia, Wilson alega que o fracasso comercial do título se deve ao fato dele não ser um jogo de serviço.
“Dragon Age teve um grande lançamento e foi bem recebido pelos críticos e os jogadores. Contudo, não conseguiu alcançar uma audiência grande o suficiente nesse mercado altamente competitivo. (…) Para ir além da sua audiência central, os jogos precisam se conectar diretamente à demanda de jogadores que buscam experienciar mundos compartilhados e engajamento profundo, além das narrativas de alta qualidade dessa amada categoria” explicou Wilson.
De acordo com dados divulgados pela EA, Dragon Age: The Veilguard vendeu 1,5 milhão de unidades em seu primeiro trimestre no mercado – 50% abaixo das suas expectativas. Contudo, ele não foi o único título da publisher a apresentar uma performance fraca: EA Sports FC 25 – que trata-se de um jogo de serviço – também deixou a desejar nos seus primeiros meses.
A declaração de Wilson aponta o direcionamento que os próximos títulos da EA podem receber no futuro. Atualmente, a Bioware está totalmente focada no desenvolvimento de Mass Effect 5; esse posicionamento pode acabar afetando o resultado final do jogo, que corre o risco de receber elementos de jogos de serviço -mesmo seguindo uma proposta totalmente diferente.