Na última terça (17) aconteceu o EA Investor Day, evento em que a Electronic Arts fala abertamente dos seus planos para todos os seus investidores. A presidente de entretenimento e tecnologia da empresa, Laura Miele, anunciou uma nova estratégia para a franquia The Sims, criando o que eles chamam de “Universo Sim”.
Ao invés de lançar o aguardado The Sims 5, Miele explicou que The Sims 4 não será descontinuado. A ideia da EA não é substituir um título por outro, mas sim lançar outros jogos dentro da franquia com o objetivo de expandi-la e complementá-la. Isso significa que The Sims 4 – que já está há 10 anos no mercado – continuará a receber atualizações e DLCs regularmente.
O misterioso Project Rene, que antes estava sendo considerado um possível The Sims 5, permanece sem grandes informações. Contudo, a EA anunciou um teste fechado do seu modo multiplayer para o outono norte-americano, que acontece entre março e junho de 2025.
Além de The Sims 4 e Project Rene, a EA também está investindo em mais duas séries dentro da franquia: MySims e Project Stories, que será direcionado para dispositivos mobile. A série MySims já teve um retorno anunciado através da coletânea Cozy Bundle, que incluirá os jogos MySims (2007) e MySims Kingdom (2008), lançados originalmente para Wii e DS.
A EA ainda planeja lançar uma plataforma unificada para o Universo Sim, permitindo que os jogadores administrem todos os seus jogos em um só lugar e possam fazer compras, interagir socialmente com outros Sims e muito mais. Por fim, Miele também reforçou que a adaptação cinematográfica de The Sims segue a todo vapor, sendo produzida em parceria com a Amazon MGM Studios.
O filme de The Sims foi anunciado originalmente em março e contará com direção de Kate Herron, além da estrela Margot Robbie no papel principal. Segundo a EA, o objetivo é fazer desta uma obra com o mesmo peso e relevância do longa Barbie – uma das maiores bilheterias de 2023.