Sendo um dos filmes mais aguardados do ano, se espera que Duna: Parte 2 seja o ápice de uma das histórias mais extravagantes da literatura clássica e do cinema moderno.
A sequência de Duna (2021) – uma trama mais política e moral – pretende ser melhor que seu antecessor já que a continuação vai responder todos mistérios do primeiro filme, além de desenvolver grandes cenas de ação. Os dois longas adaptam o mesmo livro homônimo do renomado escritor, Frank Herbert, de 1965.
Duna: Parte 2 vai começar exatamente logo após os acontecimentos finais do primeiro filme, quando Paul Atreides e sua mãe Lady Jessica finalmente encontram os Fremen e passam a fazer parte do grupo nômade do deserto. Depois de ver sua casa e família destruídas, Paul decide se vingar da Casa Harkonnen e do Império – uma virada importante, pois é o ponto em que as coisas finalmente começam a acontecer na trama.
Partindo em uma jornada espiritual, Paul acaba entrando de vez no caminho para se tornar o Muad’Dib, uma espécie de messias que vai decidir o futuro da humanidade e de todo o universo. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida, a garota Chai, e uma Guerra Santa, ele se esforça para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.
Para os mais entusiastas, Duna: Parte 2 tem sido bem recebido pela crítica internacional. O filme já consta com 97% de aprovação do Rotten Tomatoes com mais de cem publicações. Espera-se também que o longa ganhe uma nota entre 8 ou 9/10 no IMdB.
A produção também foi marcada por um elenco estelar que traz novamente alguns deles como Timothée Chalamet no papel do jovem Paul, e as atrizes Zendaya no papel de Chai, e Rebecca Ferguson como Lady Jessica. Outros nomes brilhantes como Dave Bautista, Josh Brolin, Stellan Skarsgard e Javier Bardem retornam ao elenco em seus respectivos papeis.
Novos nomes estelares também se juntam à eles como, Florence Pugh que será a princesa Irulan, Austin Butler será Feyd-Rautha e Léa Seydoux, como senhora Margot Ferning. O veterano do cinema Christopher Walken também estará no filme como o Imperador Shaddam IV, assim como Anya Taylor-Joy, em um papel ainda não anunciado, sendo a grande surpresa do novo filme.
O diretor Denis Villeneuve assume novamente o comando da parte dois e também assina o roteiro e a produção de ambos os filmes. Ele que fez um trabalho primoroso no primeiro filme ao trazer para as telonas uma obra de difícil adaptação, com um enredo impactante. A crítica de Duna (2021) está aqui.
É válido lembrar que em 2023 as filmagens de Duna: Parte 2 já estavam finalizadas e sua estreia foi adiada nos cinemas de todo o mundo. Não há também nenhuma confirmação se a saga ganhará um terceiro filme inspirado em Messias de Duna, que é o segundo livro também escrito por Frank Herbert. Ao total são seis livros.
No final de 2023, Denis Villeneuve revelou estar próximo de terminar o roteiro de um terceiro filme que adaptaria esse segundo livro. Até o momento, a Warner Bros. não confirmou se o longa terá mais uma sequência, mas deve produzir uma série exclusiva do Max, que deve focar na irmandade de Bene Gesserit, a mesma de Lady Jessica, dez mil anos antes dos acontecimentos do filme.
Duna: Parte 2 estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 29 de fevereiro.