Duna, do diretor Denis Villeneuve, ainda está a caminho de ser lançado no final deste ano pela Warner Bros. Mas, ao que tudo indica, o filme pode sofrer alterações em sua data de estreia, após Villenueve afirmar que está tendo problemas com a produção do longa.
Em uma entrevista remota em Montreal, que promove o Festival Internacional de Cinema de Xangai, o diretor falou sobre como a pandemia de Covid-19 tem dificultado a programação de filmagens e edição do filme.
Além disso, o diretor explicou que as gravações foram divididas em duas etapas, e que a primeira estava quase pronta se não fosse pela pandemia. As informações foram divulgadas pelo IndieWire.
“Estávamos prestes a terminar algumas filmagens… o filme estava quase terminado. Duna foi feita de uma maneira incomum, que é a filmagem principal. Depois editei essa parte do filme e planejava voltar a filmar alguns elementos mais tarde, porque queria reajustar o filme – precisava de tempo, e é um luxo que eu tive [antes da pandemia]… Mas o vírus atingiu a América do Norte quando estávamos prestes a voltar a fazer esses elementos. ”
Outro fator que tem dificultado os trabalhos foi o isolamento social. Isso acontece porque que as gravações acontecem em Montreal, Canadá, e a equipe de edição está em Los Angeles, EUA.
“Como diretor, há coisas que podem ser feitas remotamente para lidar com a tecnologia. A supervisão de efeitos visuais com alguns equipamentos é fácil de fazer de longe, mas, editando, para mim, a grande lição disso é que pensei que seria possível editar à distância… Mas percebo o quanto a edição é como tocar música com alguém e você precisa estar na mesma sala.
Villenueve ainda cita o seu amigo e o editor responsável pelo longa, Joe Walker, e como a interação entre ambos é importante para o filme. “Há algo sobre a interação, interação humana, a espontaneidade, a energia na sala. Realmente sinto falta de não estar na mesma sala que meu editor … é muito, muito doloroso.”
Walker trabalhou com Villeneuve em Sicario de 2015, em A Chegada, e por último em Blade Runner 2049. “Ele é o único que lida com meu TOC, meus ataques de pânico e meus medos, e recebe minhas alegrias. No futuro, se algo assim acontecer novamente, eu definitivamente me certificarei de que meu editor esteja perto de mim.”
Sinopse oficial:
“Duna conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino além de seu entendimento. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e seu povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito sobre o recurso mais precioso existente no planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade -, somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.”
O ator Timothée Chalamet encarna na pele do protagonista Paul Atreides. O elenco de peso ainda conta com Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Zendaya, Jason Momoa e Oscar Isaac.
Duna está programado para ser lançado em 17 de dezembro no Brasil. Contudo, o filme pode sofrer adiamentos por causa da pandemia de Covid-19, que afetou bruscamente a indústria cinematográfica que volta aos trabalhos aos poucos.