O Portal do Nerd marcou presença na gamescom latam 2024, primeira edição latino-americana do evento originalmente sediado em Colónia, na Alemanha. Lá, tivemos a oportunidade de jogar o novo Dragon Ball: Sparking! Zero em uma sessão fechada de 30 minutos.
Desde seu anúncio, o jogo vem sendo vendido como o sucessor absoluto da série Budokai Tenkaichi, que até hoje permanece como uma das preferidas dos fãs de longa data. A demo testada foi a mesma apresentada no Summer Game Fest algumas semanas antes, criada recentemente apenas para proporcionar um gostinho de como estão as batalhas.
Apesar de dispor de três modos disponíveis, nos foi autorizado testar apenas o modo de batalha mais básico, que pode variar de um mano a mano até um confronto de 3v3. A variedade de personagens disponíveis na demo impressiona logo de cara, ainda que grande parte deles sejam apenas variações de Goku e Vegeta em suas principais transformações.
A build contava com alguns personagens bem fora da curva, incluindo Mr. Satan, Bergamo e até Vegeta em sua forma Oozaru. Ao longo de quatro batalhas, tivemos a oportunidade de testar a maioria deles, seja os controlando ou os enfrentando. O gameplay está bastante fluido e simples de aprender – até mesmo este que vos fala, que está sem jogar um Dragon Ball para valer desde o PS2, conseguiu tirar tudo de letra.
Dragon Ball: Sparking! Zero não é um jogo de luta que exigirá muito de seus jogadores. Com apenas um botão (quadrado, no caso da demo) já é possível criar combos devastadores; com um dos gatilhos, você concentra seu Ki até acumular energia suficiente para usar os ataques especiais. Para isso, dois botões já bastam para acabar com a raça dos seus oponentes.
O jogo traz diversas opções de assistência e customização, então é possível adaptá-lo de acordo com suas preferências. Contudo, sua jogabilidade padrão já é suficientemente divertida e consegue transmitir aquela sensação de que somos tão poderosos quanto os personagens que estamos controlando.
Apesar de todos os personagens trazerem um padrão de ataques semelhante, eles ainda carregam diversas particularidades – muitas delas consequentes de seu tamanho, que por sua vez afetam sua velocidade. Jogar com o Vegeta Oozaru, por exemplo, é completamente caótico! Por ser gigante, ele é super lento e acaba sendo difícil acertar o oponente “em miniatura”. Ainda assim, ver como o cenário reage e é destruído com cada golpe devastador do macaco nunca perde a graça.
As transformações também estão bem dinâmicas e simples de serem acessadas no meio da batalha. Você pode escolher um Goku normal, por exemplo, e se transformar em qualquer uma de suas formas no meio da ação, assim como é possível fazer o contrário. Não é necessário se ater a uma única forma ao longo de todo o combate e isso certamente deixará as coisas mais divertidas no multiplayer.
Os cenários também são bastante dinâmicos e não se prendem a um único elemento. No geral, podemos lutar no chão ou no ar, como de costume, mas ainda é possível explorar outros ambientes de acordo com a arena escolhida – em alguns casos, levando a batalha para debaixo d’água! A única gafe cometida nesta demo foi o fato de vermos o Mr. Satan voando sem nenhuma mochila a jato, como acontecia nos outros jogos.
Dito isso, podemos garantir que, ao menos no que diz respeito ao combate, Dragon Ball: Sparking! Zero realmente faz jus à saga Budokai Tenkaichi e está melhor do que poderíamos esperar! Sua versão final promete trazer um elenco de 164 lutadores, superando a marca de Budokai Tenkaichi 3 e se tornando um dos maiores jogos da franquia. Se com o pouco que tivemos acesso já foi legal, mal podemos esperar para jogá-lo em sua totalidade!
Dragon Ball: Sparking! Zero será lançado em 8 de outubro para PS5, Xbox Series e PC.