Durante o Xbox Developer Direct 2025, transmitido nesta quinta (23), a id Software trouxe novos detalhes a respeito de Doom: The Dark Ages, que será uma prequel do reboot lançado em 2016. O jogo trará uma nova experiência intensa de FPS em um contexto de fantasia medieval.
Neste jogo, o Doom Slayer contará com um escudo equipado com uma serra circular, o que garantirá ao jogador mecânicas inteiramente novas. O escudo pode ser arremessado para serrar os inimigos à distância, além de proteger o Slayer de todo tipo de ataque. O item também serve para explorar o cenário, com uma função semelhante ao gancho de Doom Eternal.
The Dark Ages também terá uma proposta mais inovadora para a franquia, não se limitando aos tiroteios frenéticos em cenários lineares. O jogo apresentará mapas sandboxes com missões únicas, dando liberdade para o jogador descobrir seus segredos da forma como preferir. O arsenal também foi totalmente adaptado para o contexto medieval, trazendo algumas armas inéditas na série.
O gameplay também parece mais diversificado, trazendo alguns trechos inusitados em que controlaremos um mecha gigante e até mesmo um dragão equipado com metralhadoras. Os devs deixaram claro que todo Doom precisa trazer novidades que deixem a matança mais interessante – e dessa vez eles realmente levaram isso a sério.
Doom: The Dark Ages será lançado no dia 15 de maio para Xbox Series, PS5 e PC. Ele ficará disponível no Xbox Game Pass já no seu lançamento – assim como no PS5, diferente dos outros exclusivos da Microsoft, que estão sendo distribuídos na plataforma da Sony aos poucos.