O review de Dolmen foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Prime Matter e Koch Media
Dolmen, novo jogo da desenvolvedora brasileira Massive Work Studio, é um Soulslike ambientado no espaço trazendo elementos de horror-cósmico, com criaturas monstruosas, como aranhas gigantes que cospem ácido, alienígenas humanoides, zumbis cuspidores de fogo e outros monstros bizarros.
No jogo vamos até Revion Prime, um planeta infestado por uma perigosa raça alienígena. Nosso personagem tem a tarefa de recuperar valiosos cristais, chamados de Dolmen, que são usados para exploração espacial, e trazê-los de volta a sua nave. No entanto, apenas entrar e sair vivo de Revion Prime provará ser um desafio extremamente perigoso!
Conhecendo Dolmen
Dolmen imediatamente já te insere em uma atmosfera de terror-cósmico. Revion Prime é recheado por elementos aterrorizantes, desde suas cavernas e cenários mais tecnológicos com eco de sons misteriosos à distância até as mais estranhas criaturas que podem te atacar a qualquer momento.
Como um Soulslike de respeito, ele não vai perder tempo com longos tutoriais, em pouco tempo Dolmen vai explicar o básico para sobreviver e o resto é tentativa e erro, e você vai errar muito e (na esmagadora maioria das vezes) não será por culpa do jogo, acredite.
O mundo de Revion Prime é um lugar fascinante para explorar. Cada canto do planeta parece algo arrancado de uma história lovecraftiana, e está claro que o design do mundo era uma prioridade para os desenvolvedores, ao meu ver também tivemos influências de Dead Space no design geral do jogo, mas repare que eu disse “influências” e não “cópia”, pois Dolmen consegue trazer originalidade para seu universo.
Assim como a influência Lovecraftiana compõe o design de Dolmen, ela também está presente no design de som. Os temas misteriosos assombram os jogadores enquanto eles se arrastam por diferentes corredores, aumentando a sensação de pavor que está constantemente presente em Dolmen. O jogo também sabe quando ficar quieto, deixando os sons do ambiente definirem o cenário em alguns casos.
Espero que a Massive Work Studio o expanda com mais conteúdo DLC ou spin-off.
As Influências de um Soulslike
Em Dolmen quando derrotamos inimigos e exploramos o mundo o jogo nos recompensa com Nanites e Fragmentos de Dolmen. Esses itens serão descartados após a morte. Se os jogadores não conseguirem recuperá-los de seus cadáveres e morrerem novamente, eles serão perdidos permanentemente.
O combate apresenta a abordagem clássica de espada e escudo, com os jogadores precisando realizar esquivas e bloqueios, ao mesmo tempo em que encontram a janela perfeita para acertar um ataque.
Ao criar seu personagem, você pode decidir entre várias classes, o que mudará suas armas iniciais. Isso inclui espadas, pistolas, machados, escudos e lanças. Sua classe também determinará sua distribuição inicial dos status. Felizmente, você não está vinculado à sua decisão inicial, pois você pode dividir seus pontos de experiência em seus status da forma que achar melhor, mas cuidado pois equilíbrio é tudo em um jogo assim.
Quanto à progressão, Dolmen se inclina fortemente para o lado do RPG. Temos uma árvore de habilidades que oferece três habilidades distintas: Humano, Revian e Driller. Cada árvore apresenta melhorias como aumento de saúde, resistência, dano corpo a corpo, defesa e assim por diante.
O combate em Dolmen pode ser desafiador, mas também é recompensador.
Deslizes no Espaço
Para forçar um pequeno susto, ou surpresas, houve casos em que os inimigos foram colocados desajeitadamente, fazendo com que os jogadores precisem virar a câmera até conseguir localizá-los, correndo o risco de levar algum dano até mesmo fatal.
Dolmen não tem um primor de qualidade gráfica, mas durante a campanha esse quesito não deixou a desejar, entretanto as cutscenes apresentavam uma queda notável na qualidade. As cinemáticas não se comparam à qualidade do jogo geral, com uma resolução significativamente menor, bem como algumas animações bastante grosseiras. Para jogadores mais exigentes, isso pode afetar na imersão.
Outro problema é o fato de você não poder pular. Algo bastante frustrante em combate e exploração dos mapas. Haverá lugares em que os jogadores vão querer pular por cima de um pequeno inimigo, pular uma plataforma para investigar algo legal, mas eu simplesmente… não tem como. Esse tipo de restrição tem o risco de deixar o jogo datado.
Considerações Finais
Com Dolmen, a Massive Work entrega um Soulslike Lovecraftiano que serve como porta de entrada para quem quer ingressar nesse subgênero. O título consegue oferecer uma experiência empolgante, tanto pelo seu combate quanto pela exploração, apresentando poucos deslizes.
Distribuidora: Prime Matter
Desenvolvedor: Massive Work Studio
Gênero: Ação, RPG
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, PC
Data de lançamento inicial: 16 de fevereiro de 2018 (consoles) e 20 de maio de 2022 (PCs)