A Disney está reestruturando suas divisões de mídia e entretenimento, à medida que o streaming se torna a faceta mais importante dos negócios de mídia da empresa. De acordo com a CNBC, a empresa estaria centralizando seus negócios de mídia em uma única organização com foco em publicidade e em seu novo serviço de streaming, o Disney+.
A mudança da Disney ocorre em um momento em que a pandemia global de Covid-19 prejudica as atrações em cinema, ,e conduz mais clientes às opções de streaming. Em agosto, a Disney tinha 100 milhões de assinantes pagos em suas ofertas de streaming, mais da metade dos quais são assinantes do Disney+.
Em um comunicado, o CEO Bob Chapek esclarece como a decisão será benéfica à empresa e aos consumidores:
“Estamos inclinando a escala dramaticamente [em direção ao streaming]. Dado o incrível sucesso do Disney+ e nossos planos para acelerar nossos negócios diretos ao consumidor, estamos posicionando estrategicamente nossa empresa para apoiar de forma mais eficaz nossa estratégia de crescimento e aumentar o valor para os acionistas”, disse Chapek.
“Gerenciar a criação de conteúdo diferente da distribuição nos permitirá ser mais eficazes e ágeis em tornar o conteúdo que os consumidores mais desejam, entregue da maneira que eles preferem consumir.”
Chapek disse que a reorganização pode resultar em alguma redução de pessoal, novamente. Segundo a matéria, a Disney foi forçada a demitir cerca de 28 mil trabalhadores depois que ficou claro que seus parques na Disneylândia não seriam reabertos em breve.
A nova reestruturação de mídia e entretenimento
Agora, a reorganização empresarial será alinhado em três grandes categorias: os estúdios, o entretenimento no geral e os esportes.
Sendo assim, a empresa promoveu Kareem Daniel, o ex-presidente de produtos de consumo, jogos e publicação. Ele agora supervisionará o novo grupo de distribuição de mídia e entretenimento. Ele será responsável por garantir que o streaming se torne lucrativo, já que a empresa continua a investir pesadamente em seus vários produtos desse segmento.
O grupo de distribuição de mídia e entretenimento de Daniel gerenciará toda a distribuição, operações, vendas e publicidade nos três grupos de conteúdo.
A reorganização também traz Alan Horn e Alan Bergman que permanecerão responsáveis pelos estúdios da empresa: Walt Disney, Marvel, Lucasfilm, Pixar, 20th Century Studios e Searchlight. Além disso, eles farãoo a criação de conteúdo para lançamento nos cinemas, Disney+ e Hulu.
Peter Rice continuará a chefiar o grupo geral de entretenimento da empresa e James Pitaro permanecerá como chefe do conteúdo esportivo da empresa. Todos se reportarão diretamente à Bob Chapek.
O segmento de entretenimento geral de Rice inclui a 20th Television, ABC Signature e Touchstone Television, ABC News, Disney Channels, Freeform, FX e National Geographic.
Já o segmento de esportes do Pitaro terá como foco a programação esportiva ao vivo, notícias esportivas e conteúdo original e não escrito relacionado ao esporte na ESPN, ESPN + e ABC.
Esta nova estrutura entra em vigor imediatamente. A empresa atualmente espera fazer a transição de seus relatórios financeiros para refletir essas mudanças a partir do primeiro trimestre fiscal de 2021.
Além disso, a Disney anunciou que realizará um dia do investidor virtual em 10 de dezembro.