Apesar de ter sido amplamente aclamado, a sequência do RPG cult Disco Elysium acabou sendo cancelada por diversos problemas internos no seu estúdio, ZA/UM. Agora, diversos desenvolvedores que trabalharam no jogo anunciaram que estão formando um novo estúdio: Longdue Games.
O projeto de estreia do Longdue Games será um sucessor espiritual de Disco Elysium, reaproveitando grande parte do conceito que acabou sendo descartado na sequência cancelada. A equipe por trás do desenvolvimento é formada por 12 pessoas – todas estiveram envolvidas na criação de Disco Elysium ou no planejamento do seu sucessor.
“O projeto de estreia da Longdue está sendo desenvolvido pelos criadores-chave do Disco Elysium original, além de contribuintes da sua sequência não lançada, levando adiante a experiência narrativa profunda que definiu seu predecessor. O jogo explorará o relacionamento intricado entre mente e ambiente, oferecendo aos jogadores uma experiência narrativa onde suas escolhas moldam o mundo e seus personagens” relatou o estúdio em comunicado à imprensa.
Com uma “mecânica psicogeográfica”, o estúdio também aponta alguns elementos-chave do jogo, que explorará temas como “o consciente e o subconsciente, o que é visto e o que não é visto”. Os jogadores serão frequentemente desafiados com escolhas difíceis que “moldarão seus arredores por forças internas e externas”.
Os problemas de Disco Elysium começaram após uma série de atritos legais envolvendo o estúdio ZA/UM e alguns integrantes da equipe, como o diretor Robert Kurvitz e o diretor de arte Aleksander Rostov. Ambos foram demitidos da empresa após o lançamento do jogo e decidiram processá-la, acusando-a de fraude fiscal e alegando que suas demissões foram justificadas sob falsa premissa. Já o ZA/UM alega que os devs foram cortados por “má conduta”.
Como consequência disso, a sequência oficial de Disco Elysium acabou sendo cancelada. Já seu sucessor espiritual ainda não tem nenhuma previsão de lançamento, mas ao menos sabemos que o legado do título seguirá vivo.