Em entrevista concedida ao youtuber Dan Allen Gaming, o criador de Dead Space, Glen Schofield, afirma que a EA rejeitou a proposta de produzir uma sequência no início deste ano. De acordo com Schofield, a companhia alegou que não estava interessada naquele momento.
O game designer comenta que a proposta foi feita em conjunto com seus ex-colegas de trabalho: o diretor criativo Bret Robbins e o diretor de animação Christopher Stone. “Nós três tentamos Dead Space 4 neste ano, mas não fomos muito longe. Eles disseram apenas que não estavam interessados, mas que agradeciam a proposta e blá blá blá. Nós sabíamos com quem falar, então não insistimos, respeitamos a opinião” explicou Schofield.
“A indústria está em uma posição bem esquisita agora. As pessoas estão realmente receosas em arriscar, então você precisa prosseguir com cautela. Quem sabe um dia, acredito que todos nós amaríamos fazer isso” completou Christopher Stone.
O último título inédito da franquia foi Dead Space 3, que já está caminhando para seu 12º aniversário em 2025. Em 2023, o primeiro título recebeu um remake que foi bem recebido pelo público e crítica especializada, mas não conseguiu atingir as expectativas de vendas da EA. O remake vendeu aproximadamente 2 milhões de cópias até abril de 2024.
Durante o hiato da franquia, Glen Schofield acabou fundando seus próprios estúdios, incluindo o Sledgehammer Games (que hoje é responsável pela franquia Call of Duty) e o Striking Distance Studios, onde pôde desenvolver um sucessor espiritual para Dead Space, The Callisto Protocol.