A review deDead Island 2 foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Deep Silver.
Anunciado em 2014, em um trailer bastante divertido que abraçava o lado mais “galhofa” do gênero de zumbis, Dead Island 2 chamou bastante atenção da mídia. Porém, o jogo sofreu uma série de adiamentos e muitos pensavam até que ele havia sido cancelado. Entretanto, estamos aqui hoje para falar dessa inusitada surpresa que abraça o lado trash dos filmes de terror.
Dead Island, mas cadê a ilha?
Dessa vez o jogo não se passa em uma ilha, mas sim em parte da cidade de Los Angeles. A trama é bastante simples e direta, se passando dez anos após os eventos do jogo de 2011, um novo surto do vírus que transforma pessoas em zumbis está acontencendo de novo. Agora você assume o papel de algum personagem que está a bordo de um avião de resgate evacuando sobreviventes, mas infelizmente, a aeronave sofre um acidente e cai.
Depois de sair dos destroços, seu personagem é mordido por um zumbi. No entanto, ele logo descobre que é imune ao vírus. O objetivo agora é encontrar uma maneira de entrar em contato com as forças militares que colocaram a cidade em quarentena e ajudar a combater o vírus através de uma possível vacina. No entanto, há muitos mistérios em torno deste novo surto e será que o povo que busca a cura são realmente confiáveis?
A trama principal de Dead Island 2, assim como o primeiro jogo, é bastante simples. Porém, aqui é direta e curta até de mais. Entretanto, se você entender que se trata de uma adaptação de um filme trash para os vídeo games, então o jogo vai te satisfazer, já que muitos eventos e escolhas beiram o absurdo.
Mesmo com uma trama curta, ainda há espaço para alguns personagens carismáticos e bem desenvolvidos. Algo bem diferente do primeiro jogo, mas é injusto comparar tanto assim, já que existe uma diferença de tecnologia de 12 anos de lá até aqui.
Gore e violência
Assim como o primeiro, Dead Island 2 é um jogo de ação e RPG em primeira pessoa que vai te colocar no centro da ação. Um dos aspectos mais importantes do jogo é escolher as armas certas para cada situação, levando em conta seus atributos específicos, como cortantes, pesadas ou de fogo. Além disso, é possível modificar as armas com plantas que vamos encontrando pela cidade, essas modificações adicionam danos extras, ou dano de eletricidade, fogo, sanframento, etc.
Dead Island 2 traz muito mais violência e estratégia, permitindo que o jogador cause desmembramentos estratégicos nos inimigos e limite suas ações. Com tantas opções de armas e modificações, você tem total controle sobre como enfrentar as hordas de zumbis que assolam Los Angeles.
Assim como no primeiro título, as armas aqui tem durabilidade o que vai exigir mais cuidado na hora de escolher alguma para lidar com os zumbis. As armas podem ser reparadas em locais específicos e com uma quantia de dinheiro. Nesse mesmo lugar podemos upar e modificar nossas armas.
Evoluindo para sobreviver
Por se tratar de um RPG, nosso personagem ganha nível ao derrotar zumbis pelas cidade, e ganha ainda mais nível realizando missões. Ao passar de nível você não ganha pontos de habilidade para gastar em uma árvore de habilidades, pois Dead Island 2 conta com um sistema de habilidades em formato de cartas. Com essa mecânica, o jogador pode transformar seu personagem em qualquer versão desejada. É possível aumentar a agilidade do personagem com armas leves, ou aumentar sua força e resistência com armas pesadas. Além disso, as habilidades também podem fornecer golpes especiais, que são extremamente úteis para lidar com grandes hordas de zumbis.
E não para por aí! O Fury Mode é uma das habilidades mais poderosas do jogo, que permite ao jogador entrar em um estado ensandecido, utilizando todo o potencial do seu DNA infectado para causar um dano absurdo em seus inimigos. Com tantas possibilidades de customização e poderes, o jogador terá muito mais controle sobre o que quer fazer em Dead Island 2.
O feio nunca foi tão bonito
A parte visual de Dead Island 2 é um dos seus pontos mais fortes, apresentando cenários espetaculares e bastante detalhados, com características únicas em cada mapa. No entanto, os zumbis comuns acabam sendo bastante repetitivos, tornando a jogabilidade previsível em alguns momentos.
Apesar disso, a qualidade gráfica dos zumbis é de dar medo, apresentando um realismo incrível. Além disso, o sistema de desmembramento é bastante exagerado, mas proporciona uma experiência divertida ao arrancar partes específicas do rosto ou corpo dos monstros.
Elementos de terror
Dead Island 2 sabe balancear bem os momentos de tensão, mesmo com uma história mais humorada. Devido aos bons gráficos ficar com um zumbi querendo te morder bem na sua frente é bastante desconfortável.
Mas não para por aí, pois em ambientes mais fechados o jogo vai exigir mais cuidado com suas armas e atenção aos ataque s de zumbis. Por isso prepare suas armas e já monte uma estratégia para lidar com locais sem muito espaço.
Explore o que puder
A região de Los Angeles no jogo é dividida em vários cenários abertos que podem ser explorados, mas não é um mundo aberto propriamente dito. O que pode incomodar, principalmente no primeiro mapa em Bell-Air é a quantidade de loadings ao entrar em novas áreas, principalmente se você estiver jogando em um console da 8ª geração, onde os loadings são bem demorados.
No primeiro jogo era possível usar veículos para explorar, por aqui não temos mais essa possibilidade tudo é feito a pé. Entretanto, não fez tanta falta não pode usar veículos, já que a exploração a pé é bastante divertida e muitas vezes frenética.
As missões secundárias podem ser encontradas enquanto exploramos o mapa e ouvimos pedidos de ajuda, porém não espere nada muito dramático igual ao primeiro título.
No modo online também é bem divertido, você joga cooperativamente com mais três amigos e vão matar uma série de zumbis, mas nada muito além disso.
Considerações Finais
Dead Island 2, com muito gore, zumbis e monstros, o título abraça o humor e o terror trash sem deixar de lado momentos de tensão. É um jogo incrível para os fãs de jogos de zumbis. Sua jogabilidade incentiva a exploração e a evolução do personagem, já que os mapas são bastante ricos em detalhes, itens para encontrar e missões secundárias para realizar.
Distribuidora: Deep Silver
Desenvolvedora: Deep Silver Dambuster Studios
Gênero: Terror, RPG, FPS
Disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PCs (via Epic Games)
Data de lançamento inicial: 21 de abril de 2023