Desenvolvedor: Gunfire Games
Gênero: Hack & Slash
Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows
Data de lançamento inicial: 27 de novembro de 2018
Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Nuuvem
Enquanto Guerra, o caçula entre os 4 Cavaleiros do Apocalipse, continua preso por ser acusado de traição, o Conselho das Chamas manda Cólera, irmã de Guerra e a mais esquentadinha dentro os 4 Cavaleiros para destruir os Sete Pecados Capitais, Meliodas e sua tur… ah, não são esses? Ah sim, não tem crossover, desculpe pessoal. Então, o Conselho das Chamas manda Cólera destruir os Setes Pecados Capitais que querem dominar o mundo e acabar com o equilíbrio. Assim, Cólera vai realizar sua missão e claro, leva com ela uma Vigia.
Será que depois de 6 anos aguardando a continuação dessa história épica, Darksiders 3 ficou altura de seus antecessores?
Um jogo corajoso
A THQ declarou falência pouco depois de lançarem Darksiders 2, o que fez muitos se perguntarem sobre a continuação dessa saga que já havia criado uma boa base de fãs. O susto durou pouco, pois a Nordic Games anunciou a compra da série e de outras franquias da antiga THQ e posteriormente a própria empresa passou a chamar THQ Nordic (como ela conseguiu usar THQ no nome, eu não sei). Com isso os fãs se questionaram quando chegaria Darksiders 3 e agora o jogo está entre nós (Na verdade ele está entre nós há pouco mais de um mês, mas só pude terminar essa análise agora. Enfim, isso não vem ao caso).
Após 6 anos sem nenhuma atualização da história da franquia, muitos poderiam pensar que Darksiders 3 chegaria trazendo Guerra como protagonista, já que ele foi o personagem com quem o público mais se identificou, e assim o título não teria um lançamento muito arriscado. Mas a THQ Nordic foi corajosa, e continuou apostando na ideia original da série, mostrar o que os outros 3 cavaleiros fizeram enquanto Guerra estava preso. Isso mostra o quanto a empresa pensa nos fãs, não apostando no que vende fácil, e é isso que Darksiders 3 é, um jogo para os fãs!
Retorno às origens, mas é simples
Para aqueles que gostaram do estilo mais action-rpg do título anterior, o novo jogo pode não ser um grande atrativo, pois Darksiders 3 volta ao bom e velho hack & slash, onde destruímos vários inimigos com o chicote de Cólera em mapas pequenos e interligados. O jogo abandona o sistema de RPG e traz elementos de metroidvânia, ou seja, existem áreas no início do jogo que você só vai poder acessar depois de algumas horas após desbloquear alguma habilidade específica.
Porém, a jogabilidade de Darksiders 3 é extremamente simples. Ao destruir inimigos ganhamos almas que podemos comprar na loja de Vulgrim, ele vende consumíveis para melhorar nossos status temporariamente, cristais para equipar na forja de Ulthane (sim, ele também volta), Cristais e itens especiais; ainda na loja do demônio, podemos usar essas mesmas almas para aumentar o nível da nossa personagem, pois só assim seus status irão evoluir , deixando-a mais forte e ficando mais fácil matar seus inimigos; e podemos utilizar os buracos de minhoca para viajar pelos vários cenários.
Temos um combate bem fluido, devemos saber a hora certa de esquivar e assim contra-atacar para causar mais dano no oponente. E para ajudar no combate e deixa-lo mais diversificado Cólera possui 4 formas, e todas podem ser utilizadas rapidamente durante a luta, dando a ela habilidades e armas distintas para criar combos destruidores, além de mudar suas longas madeixas furiosas.
Diferente dos outros jogos, aqui não temos fases com montarias, o que pode deixar o jogo cansativo pois passamos boa parte do tempo caminhando, matando inimigos e resolvendo um ou outro puzzle de dificuldade razoável.
Resumindo sua jogabilidade, ela não traz nada de novo, mas o que tem é satisfatório, pois lembra os jogos clássicos do gênero.
Para onde eu vou?
Sendo o mais direto possível, o jogo não tem um mapa. Ele te dá uma linha-guia localizada na parte superior da tela, para identificar onde estão os sete pecados, mas muitas vezes essa linha-guia se apresenta pouco funcional, e deixa quem está jogando perdido até se acostumar com as várias entradas e saídas que os estágios apresentam. E acredite, se perder no mapa, ainda mais em mapas aquáticos é uma tristeza sem fim.
O que fazer agora?
Ao terminar a campanha, que pode durar de 15 a 20 horas, não há muito o que ser feito. Ao menos que você queira resgatar outros humano, uma side quest de Ulthane, ou encontrar outras relíquias para deixar Cólera ainda mais forte. Mas fazer tudo isso sem a ajuda de um mapa é extremamente cansativo e desmotivador.
Vale ressaltar também que os menus do jogo são pouco intuitivos e não existe em lugar nenhum um número mostrando quantos humanos você precisa encontrar. Para ser honesto, não existe um pós-games.
Visual interessante
Não, Darksiders 3 não tem os gráficos mais bonito da sua geração. Porém, os designs dos personagens continuam espetaculares, desde as criaturas pequenas até os monstros gigantes. Destacando a personificação dos sete pecados, cada um lembrando visualmente o pecado que representa, um bom exemplo é a Preguiça que manda seus lacaios brigarem contra você e vive sentada em cima de um trono carregado pelos seus lacaios.
O visual de Cólera é outro show a parte, pois deixa a personagem imponente, sem apelar sexualmente como alguns outros jogos costumavam fazer… cof MK9… cof SC, desculpe pessoal, é que Brasília está bem seca essa época do ano. O design dela foi feito pelo artista Joe Madureira, responsável pela parte artística dos dois jogos anteriores, e que retornou nesse terceiro apenas para fazer o concept art de Cólera. Mesmo não estando presente, seu estilo continuou nas mãos dos artistas da Gunfire Games.
A Saga Continua
O jogo acertou em cheio em sua campanha. Cólera é a protagonista e a história gira em torno de sua mudança, não a mudança de seus cabelos, mas sim de sua personalidade. No início somos apresentados a uma protagonista cheia de raiva, egoísta e extremamente orgulhosa, até mesmo alguns dos pecados falam isso. Porém, sua jornada vai transformando-a de maneira natural, quanto mais poder ganha mais “humana” ela vai se tornando, o que a faz ganhar nossa admiração aos poucos.
Se você esperava que a campanha fosse trazer mais respostas aos eventos que vem acontecendo desde o primeiro título da série, saiba que aqui acontece o contrário, ele traz ainda mais perguntas e acredito que o mesmo vai acontecer com o próximo título, que provavelmente será focado no último cavaleiro, Conflito.
Considerações finais
Darksiders 3 traz uma boa história dentro do universo da franquia, e uma experiência de hack & slash da maneira mais clássica possível, um prato cheio para quem curte o gênero e um prato que chega a transbordar para aqueles que querem acompanhar os eventos desse universo fantástico. Mas o jogo falha em quesitos básicos, como a falta de uma interface mais intuitiva e um simples mapa em suas fases para facilitar e incentivar a exploração.
Sobre a Nuuvem
A Nuuvem é a maior loja de jogos digitais da América Latina, feita de gamers para gamers. Focada na transparência com o consumidor, a loja já conta com mais de 1.6 milhões de usuários. Fundada em 2012, a empresa teve sucesso em atrair a atenção do mercado global de games para o Brasil e outros países das Américas, obtendo parcerias diretas com as maiores produtoras de jogos do mercado, como: Warner, Ubisoft e 2K. Trabalhando com o objetivo de oferecer sempre preços mais acessíveis, a Nuuvem possui hoje um catálogo com milhares de títulos, incluindo lançamentos e pré-vendas.
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