Recentemente, o indie Balatro recebeu uma nova classificação indicativa do Pan European Game Information (PEGI), órgão responsável da Europa. O título passou a ser indicado para maiores de 18 anos por fazer uma alusão a jogos de azar, devido à sua temática de cartas.
O criador de Balatro, LocalThunk, não gostou nada da decisão e deixou isso bem claro em seu perfil no X, onde ironizou a situação. “Já que o PEGI nos deu uma classificação 18+ por ter cartas maliciosas, talvez eu devesse adicionar microtransações, loot boxes e apostas de verdade para reduzirem a classificação para 3+, como em EA Sports FC” declarou o dev.
No exemplo utilizado, LocalThunk ironiza o fato de EA Sports FC (antigo FIFA) ter diversos elementos que utilizam dinheiro real de uma forma semelhante aos jogos de azar – e ainda assim ser indicado para todas as idades. Em um segundo comentário, ele reforça:
“Só para esclarecer: fico bem mais irritado com a classificação 3+ desses jogos que realmente possuem mecânicas de jogos de azar para crianças do que com Balatro recebendo uma classificação 18+. Se esses jogos fossem classificados corretamente, eu aceitaria tranquilamente esse 18+ esquisito. O símbolo vermelho é bem maneiro”.
Balatro foi o indie de maior destaque deste ano, tendo faturado três prêmios no The Game Awards e garantido uma indicação para Jogo do Ano. Ele se encontra disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch, PC e mobile.