O momento mais marcante de Final Fantasy VII – e também um dos mais memoráveis da história dos games – é a morte de Aerith, que é assassinada pelo icônico vilão Sephiroth. Por anos, os jogadores buscaram formas de mantê-la viva no jogo, algo que sempre pareceu um sonho distante. 27 anos depois, eles finalmente conseguiram!
Os speedrunners AceZephyr e Kuma descobriram um bug que permite pular uma boa parte da campanha, saltando de Midgar até Forgotten Capital – local onde Aerith morre. O jogador ainda testemunhará a cena do assassinato, mas com uma diferença: o skip pula o trecho em que Aerith deixa o grupo, então ela permanece na party mesmo após seu destino fatal!
Dessa forma, após Sephiroth descer dos céus e acabar com a vida de Aerith, a personagem aparece normalmente na batalha contra Jenova Life que começa em seguida. Contudo, infelizmente não é possível manter a healer em sua party até o final da campanha, pois o jogo acaba travando caso Aerith esteja presente em uma cena da qual ela não deveria estar.
A ativação desse bug é um pouco complicada. Na prática, o jogador deve usar um chocobo no mapa-múndi e caminhar pelos oceanos até alcançar a Forgotten Capital; para isso, é obrigatório estar jogando uma versão que permita bloquear as batalhas aleatórias (como no port remasterizado) – caso contrário, qualquer encontro pode travar o jogo.
O port remasterizado que permite bloquear as batalhas está disponível para PS4, Xbox One, Switch e PC. Para conferir o passo a passo de como ativar o skip na prática, confira o vídeo abaixo: