*A análise de Code Vein foi feita com uma cópia do jogo para PC (via steam), cedida pela Bandai Nanco
Code Vein foi anunciado há bastante tempo, e de lá para cá vinha prometendo ser um “Dark Souls” de anime. Desenvolvido pela Bandai Nanco o título tem sim suas similaridades com a série de jogos Souls e outros do “gênero”, mas também traz suas particularidades.
Que viagem é essa?
A história de Code Vein é um tanto estranha e complexa de entender no início. Estamos em um mundo novo e completamente diferente, ainda é a Terra, ainda existem humanos, mas tudo é diferente por causa de um grande evento que ocorreu no passado. No início da trama tudo acontece rápido demais e as explicações acontecem aos poucos ao longo da campanha.
No jogo somos seres conhecidos como Aparições, humanos (ou algo mais para vampiros) que tem a habilidade de morrer e renascer, mas ao fazer isso várias vezes eles perdem fragmentos de de suas memórias humanas, tanto que nosso protagonista não se lembra mais de quem era quando humano. Essas Aparições sentem sede de sangue-humano (ou seja, vampiros, mas não lembro se usam esse nome), e por isso muitas delas atacam os humanos normais. Após alguns eventos descobrimos que o protagonista é o escolhido, pois ele tem a habilidade de criar cristais de sangue, ao ativer as nascentes de sangue que estão secas, de reviver memórias de terceiros, além de outras habilidades.
Ao longo do caminho nos encontramos com Louis que também é uma Aparição e líder de um grupo que protege os humanos normais, mandando-os para uma base segura do governo. Louis e seu grupo querem fazer com que o mundo seja um lugar mais pacífico, onde humanos e Aparições possam viver em paz. Tal missão é praticamente impossível, já que o ar nas zonas devastadas é altamente contagioso para as Aparições que são obrigadas a usar máscaras de respiração para realizar missões nesses locais destruídos. Caso elas respirem o ar contaminado elas se transformam em seres monstruosos, matando todos que estão pela sua frente.
Agora nosso protagonista se une e Louis e seu grupo e precisam encontrar mais cristais de sangue e assim acabar com a sede que as Aparições tem pelo sangue humano. Então, é uma história longa, com vários clichês mas personagens carismáticos e até bem desenvolvidos, com ótimos momentos, como em um anime.
Mais acessível
Por ter elementos de Dark Souls, muitos podem pensar que se trata de um título cheio de batalhas difíceis e recheadas de táticas e estratégias para destruir um único inimigo. Bem, não é assim. Code Vein não é difícil, mas tem sim um certo grau de dificuldade e estratégia.
Seu combate funciona assim, para realizar qualquer ação durante a luta como correr, bater ou esquivar gastamos stamina, e devemos saber bem a hora de aplicar cada golpe para conseguir desviar dos ataques do inimigo antes da barra de stamina acabar. Entretanto embora lembre muito o título chefe da From Software, aqui tudo é relativamente mais fácil, pois os inimigos são lentos, o que facilita estratégias mais ofensivas e você anda com um parceiro para te ajudar, e acredite ele mais ajuda do que atrapalha, quando minha barra de vida estava baixa eu simplesmente deixava o NPC amigo resolver o problema, sem contar que eles podem te ressuscitar pelo menos uma vez dependendo de como for sua morte.
Cada arma tem seu peso e variação de ataque, entre outros atributos, o mesmo vale para os Véus de Sangue (os trajes do jogo). As armas e o trajes podem ser achadas durante a exploração do mapa ou compradas na sua base, além de serem evoluídas ou transformaras para ficarem mais fortes. Para poder comprar ou melhorar tais itens você precisará de brumas, e essa moeda é responsável por tudo no jogo. As brumas servem como dinheiro para os comerciantes, servem como experiência para melhorar os atributos do personagem e para desbloquear as habilidades das Dádivas que você pode escolher livremente.
Uma dádiva dos ninjas
O jogo apresenta um sistema de classes que são chamados de Dádivas, elas disponibilizam ataques, magias ofensivas e magias que aumentam seus status. Você desbloqueia as dádivas encontrando-as pelo cenário ou falando com pessoas específicas nos mapas.
Com elas você escolhe a dádiva que melhor combina com seu estilo de gameplay e desbloqueia as habilidades que melhor se encaixam, assim o jogo fica mais divertido. Mas cuidado, cada dádiva tem habilidades para tipos específicos de armas, entretanto trocar entre elas é rápido e prático.
Elementos de Souls
Ao explorar os mapas encontramos viscos espalhados pelo caminho, eles servem como a fogueira da série Souls. Nesses viscos podemos usar nossas brumas acumuladas para subir de nível, teleportar para outros viscos, depositar itens, receber presentes de outros jogadores entre outras opções, além de claro receber de voltar nossos itens básicos de cura e encher nossa barra de vida, mas ao ativer um visco todos os inimigos que foram mortos voltam ao cenário.
Outro elemento de Souls é que quando você morre, você perde suas brumas e deve retornar ao lugar onde morreu e resgata-las. Outra forma de recuperar suas brumas, ou metade delas, é ir até a fonte termal de sua base, lá você recupera metade das brumas e a outra metade desaparecerá, além de poder reviver memórias do passado, algo como um resumo dos últimos eventos da campanha, um ótimo lugar para refrescar a memória.
Um anime?
O gráfico do jogo, como você já percebeu, segue os traços das animações japonesas, o que deixa a customização do seu personagem ainda mais divertida para os otakus de plantão. Temos uma vasta possibilidade de customização, com várias opções de cabelo, olhos, cicatrizes, cor de pele, adornos e etc.
Code Vein tem uma trama bastante estranha para quem está mais acostumado com os jogos atuais, por sorte seus personagens carismáticos fazem com que o jogador tenha a paciência de dedicar algumas horas no título. Mas o mesmo não pode ser dito do seu gráfico, os personagens possuem um design interessante, já as criaturas são um tanto genéricas, o mesmo pode ser ditos para seus cenários, sim o jogo tem uma série de biomas diferentes, mas pouco inventivos.
Como dito mais acima, seu gráfico apresenta o estilo anime, mas é nítida a falta de polimento nos personagens, constantemente temos objetos ou cabelos atrevessando nossas peças de rouás, armadurasmal texturizadas, pouquíssima variedade no design de armas. O que é uma pena já que o jogo teve bastante tempo para ser desenvolvido.
Sua trilha sonora é bem feita, mas nada de muito destaque, talvez somente pela música inicial.
Considerações finais
Code Vein é um jogo competente no que entrega e entre os SoulsLike ele é o mais acessível falando de dificuldade, o que pode ajudar novos jogadores a conhecer esse novo sub-gênero. As dádivas permitem que os jogadores criem suas próprias experiências ao destruir um chefão. Infelizmente sua história é um tanto confusa no início, mas traz bons momentos ao avançar por ela.
Recomendado para amantes de anime e de jogos semelhantes a série Souls, mas se não puder compra agora aguarde uma promoção, pois Code Vein merece ser apreciado.
Desenvolvedor: Bandai
Gênero: RPG e ação
Disponível para: PlayStation 4, Microsoft Windows e família Xbox One
Data de lançamento inicial: 27 de setembro de 2019
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