A série de animação A Casa da Coruja, do canal Disney Channel, mostrou pela primeira vez na história, a primeira protagonista bissexual do estúdio. No 16º episódio da primeira temporada, as personagens Luz e Amity acabam indo juntas para um baile de formatura, onde dançam juntas.
Como resultado, isso provocou uma certa curiosidade dos fãs e a criadora da série, Dana Terrace, confirmou as suspeitas em seu Twitter. Além disso, ela também agradeceu os executivos da Disney que apoiaram a sua ideia.
I'm bi! I want to write a bi character, dammit! Luckily my stubbornness paid off and now I am VERY supported by current Disney leadership. (Thank you @NashRiskin and team!) Not to mention the amazingness of this crew.
— Dana Terrace (@DanaTerrace) August 9, 2020
“No desenvolvimento [da série] eu fui muito clara sobre minha intenção de colocar jovens queer no elenco principal. Eu não sei mentir, então esconder seria muito difícil. Quando fomos aprovados, alguns representantes da Disney afirmaram que eu não poderia representar nenhum relacionamento bi ou gay no canal. Eu sou bi! Eu quero escrever um personagem bi, caramba! Felizmente, minha teimosia valeu a pena e recebi MUITO apoio da liderança atual da Disney (obrigada, [Doug Bensimon, executivo da Disney] e equipe!). Sem contar o quanto a equipe [da série] é incrível!”
No Brasil, A Casa da Coruja é exibida às sextas-feiras, às 19h, na Disney XD, e aos sábados, às 12h, no Disney Channel.
Representatividade em evidência
Essa não é a primeira e nem será a última vez que a Disney traz personagens LGBTQ+ em suas produções. Na semana passada, a plataforma da Disney+ também incluiu em seu catálogo o primeiro filme documentário com um protagonista gay. Intitulado como Howard, o filme retrata a vida de um dos maiores gênios por trás de trilhas sonoras emblemáticas de algumas animações da Walt Disney. Confira aqui.
Do mesmo modo, a Disney+ também anunciou Out, o primeiro curta dos estúdios Pixar com um protagonista gay. A história acompanha Greg, um jovem que decidiu morar com o namorado Manuel, mas sente dificuldade em falar a verdade para os pais. Então, ele é surpreendido quando os dois chegam para ajudá-lo na mudança de sua nova casa. Confira o teaser:
The latest heartwarming tale from @Pixar’s #SparkShorts. Start streaming Out tomorrow on #DisneyPlus. pic.twitter.com/gRvBEdK1Iw
— Disney+ (@disneyplus) May 21, 2020
O streaming do Disney+ está previsto para chegar ao Brasil em novembro deste ano.