O estado norte-americano da Califórnia (EUA) implementou algumas mudanças no formato de vendas digitais, o que afetará toda a indústria do entretenimento. A partir de 2025, qualquer loja digital de jogos, filmes e músicas deverá avisar os consumidores previamente de que ele está comprando apenas uma licença de uso. Isso significa que o comprador não é dono daquele conteúdo.
O termo “comprar” será banido dessas plataformas, a fim de evitar qualquer tipo de propaganda enganosa. Tudo isso está previsto na nova lei AB 2426, aprovada recentemente pelo governador Gavin Newsom. Seguindo o exemplo, diversas outras localidades ao redor do mundo podem acabar aderindo às regras, como uma forma de proteção ao consumidor.
O objetivo é garantir que todos aqueles que compram produtos digitais estejam cientes que aquele conteúdo não lhe pertence. Dessa forma, caso a licença de uso seja revogada e o produto removido da loja, o consumidor não poderia alegar que foi lesado pela situação – ao contrário do cenário atual, já que todas as lojas tratam essas transações como uma compra definitiva.
Em 2024, a indústria de videogames passou por diversas situações em que alguns jogos foram completamente removidos da biblioteca dos compradores. Após o fechamento dos servidores de The Crew, a Ubisoft não apenas revogou o acesso ao game como também o eliminou das contas dos usuários. Em um caso mais recente, a Sony fez o mesmo com Concord, que teve seus servidores fechados precocemente.
Essa é uma situação que não acontece com a mídia física, já que em tese, mesmo que um jogo seja removido das lojas digitais, ainda é possível jogá-lo em sua versão física (caso seja singleplayer). Com a nova tendência dos consoles sem leitor de disco e compatíveis exclusivamente com conteúdo digital, a medida visa garantir uma relação mais “justa” entre empresas e consumidores.