O BB Game Series Etapa Universitária, primeiro torneio de propriedade do Banco do Brasil no universo dos eSports e que conta com o apoio da Visa, chega, neste sábado, 15, à fase de quartas de final. Disputam as vagas 16 equipes e 16 jogadores classificados nas quatro modalidades: Hearthstone, League of Leagues (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Clash Royale. A partir dessa fase, a competição ganha transmissão de todas as partidas pelo canal oficial do Banco na Twitch.
O campeonato 100% online foi pensado exclusivamente para alunos inscritos nos cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e particulares brasileiras e vai distribuir R$100 mil em prêmios. Iniciaram o torneio 1.750 jogadores de 126 universidades de todas as regiões do país.
O grande número de inscritos reflete o trabalho no fomento e incentivo aos eSports: “As inscrições para o torneio foram um sucesso, muito além das nossas expectativas. Continuaremos trabalhando para incentivar os esportes eletrônicos no país, estreitando ainda mais nossa conexão com esse público jovem, que vem dando os primeiros passos no gerenciamento financeiro,” afirma Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
As transmissões começam no dia 15 de maio, às 19 horas, com o jogo Clash Royale, com Bruno Clash e Decow, comandando o show. Já no dia 17 tem início a fase de grupos de CS:GO, com comentários da Babi Micheletto e do BCZZ. No dia 19 é a vez do Hearthstone, com a participação de King Venom e Tesdey. E fechando essa fase, no dia 22, as disputas do LOL, com comentários da dupla Kaov e Ken Harusame. Todas as lives do evento serão comandadas pelo host oficial da plataforma Tamo Junto Nesse Game, David Tavares.
Marcelo “Celo” Piano tem 19 anos e está no 3º periodo do curso de Ciências da Computação, na Universidade Federal de Brasília. Joga CS GO desde 2014, é player da Unb Green Owls e antes de todos os jogos toca piano para aquecer.
Qual a importância desse modelo de campeonato na sua vida como estudante/ player e oq vc espera desse torneio?
“Sou novo dentro do cenário universitário de CS, e fiquei encantando com a sua amplitude de oportunidades, coisa que nos campeonatos amadores em geral eu nunca vi. Além da premiação exorbitante do BB, fiquei impressionado com a atenção dada aos jogadores. Eu amo o counter strike e fico muito motivado por ter a oportunidade de jogar um torneio que se assemelha ao que acontece no cenário profissional. Acredito que vou sair desse torneio melhor do que entrei, a etapa em que meu time está não é moleza, estamos jogando um CS de alto nível com táticas avançadas, o que demanda muito esforço da nossa equipe, mas espero que nós possamos provar nosso potencial e garantir uma boa colocação no torneio”.
Acha que pode servir como entrada no cenário profissional do eSport?
“Com certeza, acho que em campeonatos como esse, grandes lendas do jogo podem surgir. O CS se tornou algo como o futebol, como é um jogo antigo, para atingir um certo nível de habilidade é necessário muito esforço do jogador, e mesmo assim é ainda bem difícil tornar-se um jogador profissional, os times estão cada vez mais seletivos e a demanda por jogadores está cada vez maior. Acredito firmemente que campeonatos bem produzidos, como esse do BB, abrem grandes chances para que um jogador em destaque ganhe visibilidade e assim se torne um futuro pro player”.
NÚMEROS GERAIS:
• 1750 inscritos que formaram 310 equipes/times de 126 universidades de todas as regiões do país.
• 54 instituições de ensino da região Sudeste, 30 do Nordeste, 21 do Sul, 14 do Centro-Oeste e 7 do Norte.
• 99 times de LOL inscritos, destes 47 são da região Sudeste, 20 da Sul, 15 no Nordeste, 15 no Centro-Oeste e duas na região Norte.
• 81 equipes inscritas de CSGO, sendo 42 da região sudeste, 18 da Sul, 12 da Nordeste, sete da Centro-Oeste e duas da Norte.
• 188 pessoas se inscreveram para o jogo mobile Clash Royale, dessas 83 do Sudeste, 45 do Nordeste, 32 da Sul, 18 da Centro-Oeste e 10 da região Norte.
• 132 inscrições para o Hearthstone, sendo 76 da região Sudeste, 24 da Sul, 16 da Centro-Oeste, 15 da Nordeste e uma da Norte
Tabela de transmissões:
BB nos eSports:
O Banco do Brasil começou a apoiar o segmento de jogos eletrônicos em 2018, ao patrocinar o maior evento do setor na América Latina, o Brasil Game Show (BGS), com a área “Indie” da feira (onde são apresentados os jovens talentos desenvolvedores de games), e ainda premiar a Game JAM, uma maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos. No ano seguinte, patrocinou o Prêmio eSports Brasil (PeB), o Game XP, o streamer Gaulês e o CBCS – Campeonato Brasileiro de Counter-Strike.
O BB iniciou 2020 participando da Poa Geek Week e, em julho, apresentou o Campeonato oficial de VALORANT, Ultimate Ignition Series.
Neste ano, com a Game Talks BB, promoveu troca de experiências entre gamers e amantes dos eSports, com circuito de palestras online e gratuitas e participação do Squad BB, os streamers Gaulês, Pimpimenta e Ana Xisdê. Por meio do eSports, o BB diversifica suas estratégias de transformação digital e rejuvenescimento da base de clientes.