Baldur’s Gate 3 roubou a cena em 2023, faturando diversos prêmios de Jogo do Ano e se tornando um dos títulos mais aclamados da atualidade. Em um relatório fiscal recém-divulgado, a Larian Studios compartilhou em números o quanto o jogo foi lucrativo e bem-sucedido.
Assim como reportado pelo Irish Independent, o estúdio irlandês teve um lucro líquido de 249 milhões de euros – quase R$ 1,5 bilhão, na cotação atual. Sua receita bruta (sem o decréscimo de impostos) no último período fiscal foi de 427 milhões de euros. Curiosamente, a empresa havia fechado o ano fiscal de 2022 no vermelho, apresentando um prejuízo de 214 mil euros.
O relatório indica que Baldur’s Gate 3 vendeu mais de 15 milhões de cópias desde seu lançamento, que aconteceu oficialmente em agosto de 2023. Apesar de não ser possível deduzir o quanto essas vendas geram em lucros, foi revelado pela própria Wizards of the Coast (proprietária da franquia Dungeons & Dragons) que o jogo rendeu mais de 90 milhões de dólares somente em licenciamento.
Mesmo com mais de um ano no mercado, Baldur’s Gate 3 segue com uma comunidade muito ativa. Segundo a Larian, a base diária de jogadores aumentou 20% em relação aos números de 2023 – principalmente após a disponibilização da ferramenta para mods. O estúdio também vem atualizando o jogo regularmente, trazendo melhorias e conteúdo inédito.
Apesar de ter se consagrado um sucesso massivo, a Larian já confirmou que não tem planos de continuar expandindo Baldur’s Gate 3 com DLCs e novos conteúdos. Sua equipe já está trabalhando em uma sequência, mas eles também revelaram suas intenções de explorar ainda mais o universo de Dungeons & Dragons, não se limitando somente a Baldur’s Gate.
Baldur’s Gate 3 está disponível para PS5, Xbox Series e PC.