Back 4 Blood é um jogo de tiro FPS (em primeira pessoa) que te coloca num mundo cheio de zumbis. O game é desenvolvido pela Turtle Rock Studios, a mesma desenvolvedora que trouxe o aclamado Left 4 Dead. Recebemos uma versão gratuita do game para Playstation 5 da produtora para poder fazer esse review e inicialmente gostaríamos de agradecer por isso.
Back 4 Blood chega como um sucessor espiritual da saga de sucesso da Turtle Rock Studios, Left 4 Dead. O game traz vários aspectos similares ao seu antecessor, de maneira que se você já jogou Left 4 Dead, você já jogou Back 4 Blood. O que não necessariamente é algo ruim.
A história
A história do game se resume a tentar sobreviver em um mundo devastado após o aparecimento de um parasita que transforma as pessoas em zumbis. O jogador deve controlar um personagem em um grupo com até mais 3 pessoas para realizar as missões dos níveis, e consequentemente, matar o maior número de zumbis possíveis. Back 4 Blood tem uma história relativamente simples e com muitos buracos, mas funciona bem com a proposta do jogo.
Jogabilidade divertida somente no multiplayer
Jogar Back 4 Blood sozinho pode não ser tão divertido por toda a interação que o jogo precisa. A I.A. dos bots aliados é muito lenta e ruim, ter o seu squad completado por bots tira realmente a graça de jogar. A diversão do jogo é presente exclusivamente no multiplayer.
O game te coloca para escolher inicialmente entre 4 personagens, cada um com sua especialidade. Existem personagens mais voltados ao suporte e a cura, outros suportam mais dano enquanto outros aplicam mais dano nos inimigos. Após o primeiro ato, são liberados mais 4 personagens para o jogador poder escolher, totalizando 8 personagens disponíveis com habilidades únicas. Essa variação nos personagens torna cada partida uma experiencia inédita e jogar com amigos torna tudo mais divertido.
Um outro modo divertido é o modo Enxame, que coloca 4 jogadores contra outros 4 jogadores sendo uma equipe controlando os personagens e a outra equipe controlando os zumbis.
Baralho de cartas
Um outro ponto divertido do game, é a possibilidade do jogador personalizar um baralho com até 15 cartas que concedem efeitos diferentes aos personagens no decorrer da partida. Cada carta possui um efeito diferente como maior velocidade de recarga, maior velocidade de cura, maior dano, melhorar precisão e etc… Essas cartas podem realmente mudar o cenário na hora de enfrentar as hordas de zumbis frenéticas. A construção de um deck balanceado, que beneficie não só você mas todos os jogadores, é extremamente necessário para vencer os níveis.
Visual e gráficos
Back 4 Blood coloca o jogador frente a hordas de zumbis várias vezes por nível, o que pode deixar alguns jogadores com o pé atrás com relação ao gráfico. Por mais que a quantidade de inimigos seja grande e constante, a perfomance do jogo consegue acompanhar tudo muito bem sem travar.
Vale a pena?
Back 4 Blood consegue ser um sucessor a altura de Left 4 Dead. O game é grande, cheio de possibilidades e muito divertido quando jogado entre amigos. O modo solo realmente é um defeito grande por não ter muita graça de ser jogado. Se você gosta de jogos offline, Back 4 Blood definitivamente não é pra você. A versão de PS5 rodou lisa, sem travamentos nem queda de frames, sem importar a quantidade de zumbis que apareciam.
Por fim, Back 4 Blood não traz muitas inovação, mas é um jogo bom que vai render muitas risadas nas jogatinas entre amigos.
O game foi lançado no último dia 12 de outubro em português e encontra-se disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series e para PC (Via Steam ou Epic Store).