Recentemente, a indústria de games foi surpreendida com um vídeo vazado da Sony. No vazamento em questão, podia-se ver um diretor de software da companhia conversando com uma Aloy controlada por inteligência artificial generativa. A personagem era capaz de responder suas perguntas em tempo real e simular emoções; o vídeo foi retirado do ar após algum tempo.
A atriz que interpretou Aloy nos dois jogos da franquia Horizon, Ashly Burch, respondeu ao vídeo em suas redes sociais, se mostrando preocupada com a nova tecnologia. Ela reforça que a Guerrilla entrou em contato com ela para garantir que tratava-se apenas de uma tech demo, não representando em nada o futuro da série.
“A Sony não usou nenhuma performance minha [no vídeo], como capturas faciais ou dublagem; mas a Guerrilla é dona da personagem Aloy e isso me preocupa. Não me preocupo com a Guerrilla especificamente, ou Horizon, minha performance ou carreira. Me preocupo com essa forma de arte, pois a atuação em games é uma forma de arte” comenta a atriz.
Burch ainda relata que o objetivo das greves mais recentes no ramo da atuação foram motivadas justamente por esse tipo de tecnologia. Muitos profissionais da área estão se sentindo ameaçados com a evolução das IAs e temem que seus rostos ou vozes possam ser simulados sem o seu consentimento.
“Quero continuar fazendo esse trabalho e, se não vencermos, o futuro estará realmente comprometido. Não estou tentando alertar nenhuma empresa em especial, nem mesmo a Guerrilla, pois eu não acho que a tecnologia seja o problema. As empresas de games querendo usar tecnologia não é o problema. O problema é que estamos em greve e o grupo de barganha não quer nos proteger” completa Burch.
O uso de IAs continua sendo polêmico em todas as formas de arte, não se limitando apenas aos games. Alguns estúdios grandes, como a Activision, já assumiram estar usando IA generativa para criar parte do conteúdo de suas franquias, como em Call of Duty: Black Ops 6, por exemplo.