*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Playstation Brasil
O PlayStation já teve vários mascotes ao longo de suas diversas gerações, mas a marca ainda carece de um personagem que a represente de forma unânime. O robozinho Astro pode ter passado batido pela maioria dos jogadores no PS4, mas é fato que no PS5 ele finalmente recebeu a atenção que merece.
O jogo Astro’s Playroom, que já vem pré-instalado em todos os consoles PS5, foi criado com a única finalidade de apresentar de forma profunda todas as capacidades do Dualsense. Contudo, o Team Asobi foi tão cuidadoso na criação daquele conteúdo que acabou se tornando algo muito maior do que uma mera tech demo. Além de ser um excelente título de plataforma, Astro’s Playroom se tornou uma grande homenagem ao legado do PlayStation.
Dito isso, nada mais justo do que dar um jogo de verdade para o personagem! Astro Bot segue a mesma premissa do Playroom: é um título de plataforma que faz excelente uso do Dualsense e ainda homenageia toda a história do PlayStation, além de incontáveis franquias importantes dos games. As expectativas já eram relativamente altas, mas garanto que este game é muito melhor do que qualquer um de nós poderia esperar.
O mascote definitivo
Em sua primeira aventura “de verdade”, Astro tem sua nave interceptada e despedaçada por um alienígena malvado. Nisso, todos os seus amigos robôs são espalhados pela galáxia, cabendo exclusivamente ao herói resgatá-los. Paralelamente, o objetivo principal também envolve recuperar as peças perdidas da nave, que na verdade são os componentes-chave do PS5.
O jogo dispõe de seis mundos repletos de fases, cada uma seguindo sua própria lógica. Os temas podem até ser clichês, mas cada estágio é realmente único, trazendo desafios variados e power-ups com mecânicas diversas. No geral, Astro Bot não é um jogo difícil, mas ele é tão divertido que a dificuldade baixa acaba nem sendo um problema.
Os power-ups são um dos pontos mais fortes do jogo, pois eles conseguem dinamizar as fases de uma forma que as impede de ficarem repetitivas. A boa notícia é que todos são diferentes dos vistos em Astro’s Playroom, com uma variedade bem maior: luvas de boxe que esticam, um jetpack de galinha, uma armadura de metal e por aí vai. Outro ponto positivo é que esses poderes exploram com maestria os recursos do Dualsense, sendo disparado o melhor jogo do PS5 nesse quesito.
O jogo ainda inclui fases especiais inspiradas em algumas das franquias mais marcantes do PlayStation. Nesses estágios, Astro assume o papel do protagonista do jogo em questão e todas as mecânicas são adaptadas de acordo com a proposta. O que não falta neste game é criatividade e formas novas de explorar as infinitas possibilidades existentes dentre tantos títulos históricos da Sony.
Muito bem acompanhado
A melhor parte de Astro Bot certamente é a caça aos robôs. Cada fase dispõe de uma certa quantidade de bots escondidos e um dos nossos objetivos é encontrar todos eles. Ao todo, são 305 robozinhos para serem resgatados – sendo mais de 170 inspirados em personagens de incontáveis franquias. O jogo nunca revela a verdadeira identidade deles (apesar de alguns serem meio óbvios), então é sempre divertido tentar adivinhar quem são.
Todos os robôs são transferidos para um planeta intitulado ‘Local da Queda’, onde se encontra a nave PS5 quebrada. Ali, podemos explorar diferentes ambientes e desbloquear bots secretos, além de interagir com os que foram resgatados. A máquina de gacha também retorna em Astro Bot, permitindo desbloquear itens interativos para cada robozinho temático, além de cosméticos para Astro e seu Dualsense voador.
Como já citado, Astro Bot não chega a ser um jogo difícil, mas existem algumas fases secretas que envolvem desafios mais elevados, colocando todo seu conhecimento do jogo à prova. Não chega a ser nada de outro mundo, mas eleva o grau de dificuldade consideravelmente, nos tirando daquela zona de conforto de “brincadeira de criança”. No geral, a essência continua ali: é tudo muito divertido!
Já na parte técnica, acredito que este seja um dos jogos mais impressionantes do PS5 lançados até aqui. Astro’s Playroom já era incrível, então Astro Bot apenas manteve o padrão do anterior, com gráficos de cair o queixo, grande riqueza de detalhes em cada elemento do jogo e um desempenho de altíssimo nível. A trilha musical apenas coroa uma combinação que, ao seu próprio modo, consegue ser perfeita em tudo aquilo que propõe.
Para mim, Astro Bot é um jogo perfeito e sem defeitos, inevitavelmente se tornando um dos melhores exclusivos do PS5. Ele é tudo que a Sony estava precisando no seu catálogo de games, que nos últimos anos tem se prendido muito a jogos realistas com teor cinematográfico. Todo console precisa de games leves e personagens carismáticos – e isso Astro Bot tem de sobra!
Espero que a Sony não pare por aqui e dê muito mais holofotes para Astro no futuro. Essa é uma franquia cheia de potencial que não só apela para a nossa nostalgia, como também entrega tudo e mais um pouco como jogo. Seja uma criança, um adulto ou um vovô, esse robozinho certamente ganhará um lugar especial no seu coração.