Nos últimos sete anos, o setor de animação brasileiro registrou um crescimento de 18%, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). Este desenvolvimento tem feito o mercado nacional conquistar o mundo. Entre os principais exemplos está a expansão de produtoras brasileiras que levam cada vez mais produções locais para o exterior. A próxima a ganhar projeção internacional é a produção “Tuca, o mestre cuca” que será apresentada ao mercado na Kidscreen Summit 2019, considerada uma das principais feiras do setor no planeta, que será realizada entre segunda-feira (11/2) e quinta-feira (14/2), em Miami (EUA).
“Tuca, o mestre cuca” conta a história de um menino apaixonado por culinária e que vivencia diversas aventuras ao lado de seus familiares e amigos. Produzida inicialmente em português e espanhol, a animação aborda diversos temas das relações sociais, respeito às diferenças e atenção ao próximo. Com produção brasileira da Belli Studio, “Tuca, o mestre cuca”, tem coprodução da Sato Company, distribuidora pioneira em animes e que tem em seu portfólio renomados títulos como National Kid, Ultraman e Jiraiya.
Na Kidscreen as produtoras objetivam aumentar o networking com players, ampliar a lista de parceiros e distribuidores internacionais e vivenciar detalhes das novidades no setor. “Assinar uma co-produção e um contrato de distribuição durante a Kidscreen é um marco especial para nossa empresa. O evento traz uma oportunidade incrível de networking entre players além de diversas informações quentinhas do mercado. Como o Brasil também é um país gigante, o fato de termos um estande e um encontro promovido pelo projeto de exportação com o mercado internacional, o networking interno também é muito importante. Assim conhecemos parceiros que estão voando alto e podemos mostrar que em todos os estados têm produção de qualidade!” diz Aline Belli.
Com 33 anos de experiência em distribuição e com um olhar especial para animações do mundo e do Brasil, colaborando no sucesso de renomados desenhos como Akira, Ghost in the shell, Hello Kitty, Doraemon, Ronaldinho Gaucho Team, Galinha Pintadinha e outros, a Sato Company comenta a nova aposta: “Tuca, o mestre cuca”. “Confiamos no talento da Belli Studio e equipe de profissionais. Quando conhecemos esta série, resolvemos participar da produção e fazer a distribuição da obra porque acreditamos que será um sucesso!”, afirma o presidente da Sato Company, Nelson Akira Sato.
Além de “Tuca, o mestre cuca”, diversas produções brasileiras ganharão espaço no evento internacional. A delegação Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá um estande especial para a apresentação de dezenas de projetos nacionais. A Belli Studio levará também a série de animação Boris e Rufus que conquistou o Brasil através de redes nacionais e internacionais de TV, e iniciará algumas falas sobre novas coproduções com representantes da Europa, América Latina e América do Norte. “Teremos o primeiro pitching destas produções, pois precisamos testar conceitos. Nossos projetos buscam ir além do entretenimento. Queremos transmitir uma mensagem para o tornar o mundo um lugar melhor para nossas crianças”, finaliza a produtora executiva da Belli Studio, Aline Belli.