Comemorando seus 30 anos em Taiwan, a AMD (NASDAQ: AMD) apresentou hoje o poder de seus próximos produtos Ryzen™ e Radeon™ durante sua coletiva de imprensa na COMPUTEX TAIPEI 2017. A empresa realizou uma série de demonstrações de produtos nunca antes vistos ao lançar novos sistemas de jogos high-end baseados no processador Ryzen dos principais OEMs globais e ainda anunciou as datas de lançamento para vários dos próximos datacenters, “prosumer” e produtos de consumo.
“Celebramos 30 anos da AMD em Taiwan na Computex, com grande impulso em torno de nossos novos produtos computacionais e gráficos de alto desempenho”, disse Lisa Su, Presidente e CEO da AMD. “Na Computex destacamos a próxima onda de produtos AMD que chegará ao mercado, incluindo a nossa próxima família de processadores EPYC paradatacenters, placas gráficas high-end Radeon baseadas em ‘Vega’ e novos processadores móveis AMD Ryzen Threadripper e Ryzen. Ficamos encantados por nos juntar com clientes e parceiros incluindo a Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo para mostrar os mais recentes computadores com tecnologia AMD Ryzen”.
Lançamento EPYC
Na Computex 2017, a AMD anunciou a data do lançamento mundial do processador EPYC™, da nova família AMD de processadores de alto desempenho para datacenters tradicionais e baseados na nuvem, previamente conhecido pelo codinome “Nápoles”, que fornecerá o bem-sucedido processamento “Zen” x86 de escala até 32 núcleos físicos. Os primeiros servidores baseados no processador EPYC estão programados para lançamento em 20 de junho de 2017, com o suporte generalizado esperado dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e parceiros de canal, inaugurando uma nova era para processadores de servidor de alto desempenho e datacenter. Com sua alta contagem de núcleo, largura de banda de memória superior e suporte incomparável para canais de entrada/ saída de alta velocidade em um único chip, o EPYC visa revolucionar o mercado de servidores de duplo soquete, ao mesmo tempo que remodela as expectativas para servidores de soquete único.
Momentum Ryzen
Na sequência dos lançamentos recentes de sete processadores de desktop AMD Ryzen, incluindo AMD Ryzen™ 7 e AMD Ryzen™ 5, desenvolvidos para levar inovação e concorrência de volta ao espectro completo de mercado de PCs premium, a AMD destacou o impulso contínuo para o Ryzen. Com base na fundação do canal Ryzen, a AMD anunciou que todos os principais fabricantes globais de PCs esperam ter projetos baseados em Ryzen no mercado ao fim do segundo trimestre de 2017, oferecendo aos consumidores uma ampla gama de torres premium, torres de jogos e All-in-Ones com o poder dos processadores de desktop Ryzen 7 e Ryzen 5. Os sistemas Ryzen baseados em Windows® da Acer, Asus, Dell e Lenovo exibidos na Computex 2017 incluem:
- Acer Aspire GX-281 Desktop
- ASUS G11DF Desktop & ASUS Republic of Gamers Strix GL702ZC – substituição de desktop – o primeiro notebook de jogo de 8 núcleos do mundo
- Dell Inspiron Gaming Desktop e Dell Inspiron 27 7000 Series AIO – Computex – ganhador do prêmio d&i
- Lenovo IdeaCentre 720 e Lenovo IdeaCentre 510
“Anunciando o desktop Acer Aspire GX-281 com processadores AMD Ryzen™ no final de abril, estamos orgulhosos de estar na vanguarda da nova tecnologia da AMD”, disse Jerry Kao, Presidente da área de IT Products Business da Acer. “Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com a AMD trazendo juntos ao mercado os produtos mais excitantes”.
“A República dos Gamers da ASUS (ROG) é dedicada a fornecer o hardware hardcore mais inovador para jogadores realmente dedicados”, disse o Diretor de Operações da ASUS, S.Y. Shian. “Estamos entusiasmados em anunciar nossa nova e robusta plataforma móvel ROG – a Strix GL702ZC. Este sistema, equipado com o mais recente processador Ryzen™ de 8 núcleos da AMD e um GPU AMD Radeon™ RX580, é o primeiro produto ROG que projetamos em torno da AMD e é uma potência de jogo.
“A Dell está animada em implementar as soluções AMD Ryzen™ em nosso novo desktop gaming Dell Inspiron ganhador de prêmios, o Inspiron 27 7000 AIO”, disse Ray Wah, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell Consumer e Small Business Product Group. “A Dell está empenhada em fornecer as melhores soluções “Ready for VR” e “PC Gaming” para todos os orçamentos e níveis de jogo; o processador Ryzen™ da AMD oferece uma rápida capacidade de resposta e desempenho a um ótimo preço para jogos, VR e outras necessidades computacionais”.
“A HP está focada na entrega de inovações audaciosas no espaço de jogo, incluindo a realidade virtual e eSports, com um portfólio que oferece desempenho extremo e a melhor experiência possível para todos os jogadores”, disse Kevin Frost, Vice-Presidente e Gerente Geral de Sistemas Pessoais de Consumo da HP Inc. “O recente lançamento dos processadores Ryzen™ da AMD gerou grande entusiasmo no mercado e acreditamos que há um conjunto de clientes que se beneficiará de dispositivos com tecnologia Ryzen™.
“Os Desktop PCs não são mais apenas para trabalho, os consumidores usam para assistir seus filmes favoritos no Netflix, editar sua coleção de fotos digitais e até mesmo para jogar. Eles esperam o melhor desempenho e uma experiência sem interrupções”, disse Tony Chen, Diretor Executivo de Produtos de Consumo e Gerenciamento de Portfolio da Lenovo. “Nossos desktops Lenovo IdeaCentre com o mais recente processador AMD Ryzen oferecem aos usuários excelentes capacidades multitarefa, além do alto desempenho que eles precisam para experiências de computação personalizada da próxima geração, como VR e streaming de alta qualidade”.
Ryzen Threadripper
A revitalização do mercado de PCs ultra-premium para desktops high-end (HEDT) da AMD foi recentemente cimentada com o anúncio do Ryzen™ Threadripper™, direcionado aos sistemas mais rápidos do mundo ultra-premium de desktop, e programado para lançamento nos próximos meses de 2017 no verão de 2017. Na Computex 2017, a AMD fez várias demonstrações do Ryzen Threadripper e Radeon “Vega”, incluindo Ryzen Threadripper e GPUs baseadas em Radeon “Vega” dual executando o novo título da Prely®, da Bethesda, com resolução de 4K. Além disso, a AMD anunciou projetos avançados de placa-mãe de alto desempenho da ASRock, Asus, Gigabyte e MSI, construídas com o chipset X399. As placas-mãe do chipset X399 para a nova plataforma socketTR4 são projetadas para a mais alta tecnologia de entusiasta de PC, que exige recursos de ponta, como 16 processadores de núcleo / 32 threads, memória de quatro canais com suporte de até 2 TB de RAM1, IO superior e que escolhe o processador e as placas-mãe como uma extensão de sua marca pessoal.
“A recepção e a resposta dos consumidores e entusiastas pelo Ryzen tem sido notável e estamos apenas começando quando lançamos uma linha completa de processadores Ryzen que oferece um desempenho excepcional para desktops e notebooks premium e de alto desempenho”, disse Jim Anderson, Vice-presidente Sênior e Gerente Geral de Compute and Graphics business group da AMD. “Além disso, o entusiasmo do ecossistema é evidente à medida que começamos a ver a primeira onda de sistemas baseados em Ryzen dos principais OEMs juntar-se às centenas de placas-mãe e sistemas integradores de sistemas já no mercado. É claro que a indústria e os consumidores estavam com fome da inovação que Ryzen trouxe de volta ao mercado de PCs”.
Ryzen Mobile
A AMD também demonstrou publicamente pela primeira vez uma APU móvel Ryzen em um design de referência ultra portátil trazendo 4 núcleos, 8-threads e gráficos baseados em arquitetura “Vega” em um projeto de notebook de sub-15mm de espessura. A demonstração apresentou o notebook de rede móvel Ryzen reproduzindo conteúdo de vídeo HD.
Processadores AMD “VR-Ready”
A realidade virtual exige as mais recentes tecnologias para experiências VR realistas e a AMD anunciou que todos os processadores de desktop Ryzen™ sejam aprovados pela Oculus. Juntando seus níveis Radeon™ VR Ready, a AMD agora está apresentando dois níveis para ajudar os usuários a escolher o processador certo de acordo com suas necessidades: processador AMD VR Ready e AMD Ryzen™ VR Ready Premium. Para mais detalhes, acesse http://www.amd.com/en/technologies/vr
Atualizações Radeon “Vega”
Após o anúncio que a primeira placa gráfica baseada na arquitetura “Vega” será a Radeon™ Vega Frontier Edition, uma solução de primeira linha para aprendizagem em máquina e visualização avançada, a AMD anunciou que esta poderosa placa gráfica nova deverá chegar nas prateleiras em 27 de junho de 2017. Além disso, a AMD apresentou a tão esperada placa gráfica Radeon™ RX Vega, afirmando que a plataforma de jogo baseada em arquitetura “Vega” deverá ser lançada na SIGGRAPH 2017, a maior e mais influente conferência mundial de computação gráfica e técnicas interativas realizada em Los Angeles, Califórnia.