A franquia Avatar conseguiu expandir seu universo para que os fãs continuassem acompanhando histórias inéditas do Time Avatar mesmo após o término de A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, através dos livros e quadrinhos.
E para que os fãs brasileiros não ficassem órfãos, sem terem a oportunidade de acompanhar os títulos lançados até o momento, a Editora Planeta se consolidou como a nova casa editorial para as histórias em quadrinhos com o recente lançamento de “Avatar – O Último Mestre do Ar: A Procura“.
No quadrinho escrito por Gene Luen Yang e em colaboração com Bryan Konietzko e Michel Dante DiMartino, criadores de Avatar, acompanhamos uma interessantíssima aventura ligada ao misterioso destino de Ursa, a mãe de Zuko, o novo mestre do fogo.
Ao ser questionado sobre a importância da família por conta de uma antiga filosofia do Reino da Terra, Zuko retorna até sua irmã, Azula, que está presa em um hospício, para tentar descobrir mais sobre o paradeiro de sua mãe. Após a fuga de sua irmã, Zuko contará com a ajuda de Aang, Katara e Sokka, sem a presença de Toph, para descobrir sobre o passado de Ursa e o segredo que sua família escondeu, fazendo com que o quarteto de heróis enfrentem uma ameaça mística.
Numa edição única, com capa cartão e mais de 230 páginas, com extras incríveis sobre o processo de criação dessa HQ, “A Procura” é uma sequência direta de “A Promessa”, lançado anteriormente no Brasil por outra editora, e que da continuidade aos acontecimentos após o final da série animada de A Lenda de Aang.
A arte é fiel ao traço da animação, como se estivéssemos vendo um episódio frame a frame, e a escrita apresenta diálogos mais adultos, numa narrativa com enredo bem desenvolvido em torno dos espíritos desse universo, fazendo conexão aos acontecimentos do desenho animado e trazendo uma reviravolta interessante.
Diferente de “As Aventuras Perdidas” e “Histórias do Time Avatar“, também lançados pela Editora Planeta como coletâneas de diversas histórias mais breves e que permeiam os acontecimentos da série animada da Nickelodeon, com propostas mais simples, focadas na diversão e sem grandes pretensões, “A Procura” entrega uma aventura digna de uma boa história em quadrinhos.
Os fãs também podem ter esse pacote completo, com a reunião do trabalho de diversos talentosos roteiristas e ilustradores, pois temos oito histórias em “As Aventuras Perdidas” e outras 26 histórias em “Histórias do Time Avatar”, todas elas inéditas no Brasil, que acontecem ao longo da série animada.
São histórias sobre quando Zuko e Mai se beijaram pela primeira vez, quem leva a melhor num duelo de dominação de terra, o resgate de um plantador de abóboras, os segredos de dominação de espada, além de muitas outras e diversos extras.
Um conteúdo vasto que expande o universo de Avatar com aventuras divertidas e que vão complementar a leitura de “A Procura”, trazendo ainda mais profundidade para Aang, Katara, Sokka, Toph e Zuko. Isso sem contar o fator fan service para quem assiste as séries animadas repetidamente até hoje!
A Editora Planeta também publica os romances young adults de Avatar, com os títulos “A Ascensão de Kyoshi” e “A Escuridão de Kyoshi”, ambos escritos por F. C. Yee. Com todas essas publicações já lançadas no Brasil, nossa esperança é que tenhamos o relançamento de “A Promessa” e outros vários títulos já publicados fora do país.