*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Microsoft
Age of Empires IV trás de volta o frescor do RTS para nossas mãos, se você teve contato com games nos últimos 24 anos, você com certeza já ouviu falar de Age of Empires.
Age of Empires IV é mais um capitulo da franquia mais famosa e consolidada em termos de jogos de estratégia. Os jogadores de PC/XBOX podem ficar felizes pois o jogo estará presente no gamepass no Day one, sem qualquer custo adicional.
O novo e o velho se unem
Se você é novo no Age of Empires, este título de estratégia em tempo real é baseado em uma variedade de civilizações antigas, temos oito civilizações diferentes no lançamento. Em seu núcleo, o jogo é muito parecido com seus antecessores; começando com um centro urbano, alguns aldeões e uma unidade de batedores, você constrói seu império do zero, colhendo recursos, criando uma economia e crescendo até a vitória
Construir e cultivar um assentamento enquanto pesquisa tecnologias e prepara suas forças armadas para o combate é o que define Age of Empires.
O aspecto de construção de assentamentos do Age of Empires IV parece mais envolvente que os títulos anteriores e é facilmente compreensível graças à forma como a Relic apresenta o jogo para nós. Atalhos foram adicionados para executar ações facilmente, como criar unidades militares e upgrades de batalha.
O objetivo de cada partida é simples, construa seu exército e destrua as bases de seus oponentes, mas essa simplicidade desmente a profundidade de Age of Empires 4, que equilibra um jogo complexo com recursos limitados, exércitos enormes e explorar o desconhecido pelo mapa.
Embora muitos desses elementos pode ser considerado comum, o combate e a defesa do meio ao final do jogo podem ser complexos e problemáticos para iniciantes. No entanto, este não é o Age of Empires como você já viu antes.
Uma verdadeira aula de história
Há um total de quatro campanhas para um jogador disponíveis com base em eventos históricos. A campanha normanda começa em 1066 e conta a história de vários reis enquanto lutam para manter o trono através dos tempos. Os outros são a Guerra dos Cem Anos, a invasão mongol da Rússia e a ascensão de Moscou após a devastação deixada no rastro mongol.
A história é apresentada na forma de um documentário em vídeo que mistura imagens reais dos locais ao lado de “visões” do passado, fazendo um mix interessante que pode ser confundido facilmente com um documentário de historia que passam em canais fechados.
A história é contada por uma narradora, que prepara o terreno ate que o jogo comece, é impossível não ficar empolgado com este formato de narrativa.
Gameplay
A jogabilidade é igualmente bem desenvolvida. Reconhecendo que algumas pessoas vão querer apenas jogar as missões para aprender mais da história, você pode escolher “história” como uma configuração de dificuldade que diminui o nível de desafio, ainda dando a você um pouco de diversão para jogar, mas sem algo muito punitivo e para que você possa realizar as tarefas e desbloquear o próximo passo da história. Para aqueles que querem um desafio maior, você pode ir para o lado oposto do controle deslizante e ter IA que irá testar suas defesas e lhe dará muito pouco tempo para acumular forças para contra-atacar, a menos que você esteja realmente no topo do seu jogo.
Além do modo campanha e dos tutoriais , podemos criar jogos personalizados , onde enfrentaremos a IA ou outros jogadores até no máximo sete . Outra opção interessante será jogar jogos cooperativos com nossos amigos para derrotar as civilizações de IA.
Problemas?
Notei que as taxas de quadro de Age of Empires IV não estão estáveis, mesmo rodando em um pc com configuração alta, é possível notar essas quedas de desempenho quando há muitas tropas presentes no mesmo momento. Mas nada que não possa ser corrigido com atualizações futuras.
Veredito
Age of Empires IV é um jogo desafiador, onde é melhor pensarmos em cada um dos nossos movimentos, temos diferentes níveis de dificuldade, para todos os tipos de jogadores incluindo o modo história, caso você esteja interessado apenas neste.
Para ler mais reviews clique aqui.
Para saber mais sobre Age of Empires IV, clique aqui!