Menos de uma semana após lançar Star Wars: Outlaws, as ações da Ubisoft registram sua maior queda desde 2014, caindo mais de 10% em apenas dois dias. Se comparado com os números do início do ano, o declínio já está na casa dos 30%.
Acredita-se que o principal motivo da queda se dá pela recepção morna de Star Wars: Outlaws. Ainda não foram revelados números oficiais de vendas, mas a recepção do público na internet tem sido mais negativa que a da crítica especializada.
A Ubisoft vem passando por um período complicado, já acumulando quatro anos consecutivos de fluxo de caixa negativo. Star Wars: Outlaws e Assassin’s Creed Shadows são as grandes apostas da empresa para se recuperar desse prejuízo contínuo – mas até o momento, os números não estão otimistas.
De acordo com o analista Daniel Kerven, da J.P. Morgan, o orçamento de Star Wars: Outlaws foi 30% maior que o de Assassin’s Creed Mirage – mas o desempenho do jogo ainda está inferior em aproximadamente 15%, em relação ao mesmo título. Anteriormente, o analista havia previsto cerca de 7,5 milhões de cópias vendidas até o fim do ano fiscal (março de 2025), mas agora sua expectativa caiu para 5,5 milhões.
Em comparação com outro jogo da franquia, Christopher Ding (chefe do GI.biz) aponta que as vendas de Outlaws no Reino Unido foram 55% menores que as de Star Wars Jedi: Survivor no período de lançamento. Apesar do título ter se saído melhor que Avatar: Frontiers of Pandora em sua estreia, os números ainda não são suficientes para serem classificados como um sucesso comercial.
O próximo grande lançamento da Ubisoft será Assassin’s Creed Shadows, que chega para PS5, Xbox Series e PC em 15 de novembro. Star Wars: Outlaws já está disponível nas mesmas plataformas.