Após a CMA bloquear a aquisição de $69 bilhões da Microsoft pela produtora de Call of Duty e Diablo, a Activision Blizzard, no início do ano, devido a preocupações com jogos em nuvem, a Microsoft trouxe uma nova proposta para a mesa. Nesse novo acordo, a Ubisoft obteria os direitos de transmissão de jogos em nuvem da Activision Blizzard no Reino Unido por 15 anos, teoricamente acalmando as preocupações da CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido). A CMA concedeu aprovação preliminar à Microsoft no mês passado e, agora, algumas semanas depois, a agência regulatória do Reino Unido finalmente concedeu à Microsoft a aprovação completa de que ela precisa.
Com a aprovação da CMA, a Microsoft agora tem tudo o que precisa para concluir o acordo e incluir a Activision Blizzard como parte do grupo de estúdios internos do Xbox. Esta aprovação ocorre apenas dias antes do prazo de 18 de outubro da Microsoft para concluir a aquisição, e relatos anteriores indicam que a Microsoft planeja fazê-lo hoje.
Confira abaixo, via GameInformer, o que a CMA tem a dizer sobre o novo acordo da Microsoft que foi aprovado:
“O novo acordo impedirá que a Microsoft monopolize a competição em jogos em nuvem à medida que esse mercado decola, preservando preços competitivos e serviços para os clientes de jogos em nuvem do Reino Unido. Isso permitirá que a Ubisoft ofereça o conteúdo da Activision sob qualquer modelo de negócios, incluindo serviços de assinatura multijogo. Também ajudará a garantir que os provedores de jogos em nuvem possam usar sistemas operacionais não-Windows para o conteúdo da Activision, reduzindo custos e aumentando a eficiência.”
A diretora executiva da CMA, Sarah Cardell, afirma que a CMA está decidida a impedir fusões que prejudiquem a concorrência e resultem em desfechos ruins para consumidores e empresas, e toma suas decisões livres de influências políticas para não ser influenciada por lobby corporativo.
“Enviamos uma mensagem clara à Microsoft de que o acordo seria bloqueado, a menos que eles abordassem abrangentemente nossas preocupações e mantivessem nossa posição”, diz Cardell. “Com a venda dos direitos de transmissão em nuvem da Activision para a Ubisoft, garantimos que a Microsoft não possa dominar esse mercado importante e em rápido desenvolvimento. À medida que os jogos em nuvem crescem, essa intervenção garantirá preços mais competitivos, melhores serviços e mais opções. Somos a única agência de concorrência no mundo a obter esse resultado.”
“No entanto, empresas e consultores não devem ter dúvidas de que as táticas empregadas pela Microsoft não são a maneira adequada de lidar com a CMA. A Microsoft teve a chance de se reestruturar durante nossa investigação inicial, mas continuou insistindo em medidas que dissemos claramente que não funcionariam. Arrastar o processo dessa maneira só desperdiça tempo e dinheiro.”
A CMA afirma que a venda dos direitos de transmissão em nuvem da Activision para a Ubisoft evitará que conteúdo importante e popular, como Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft, fique sob controle da Microsoft no que diz respeito a jogos em nuvem.
“O acordo restrito abordou substancialmente as preocupações que a CMA tinha após sua investigação inicial, concluída no início deste ano”, escreve a CMA em sua decisão. “A CMA identificou preocupações residuais limitadas com o novo acordo, mas a Microsoft se comprometeu a garantir que os termos da venda dos direitos da Activision à Ubisoft sejam aplicáveis pela CMA. A CMA consultou sobre esses compromissos e está satisfeita de que isso fornecerá a rede de segurança necessária para garantir que esse acordo seja implementado adequadamente.”
O presidente e vice-presidente da Microsoft, Brad Smith, diz: “Estamos gratos pela análise minuciosa da CMA e pela decisão de hoje. Agora superamos o último obstáculo regulatório para concluir esta aquisição, que acreditamos que beneficiará jogadores e a indústria de jogos em todo o mundo.”