A Cinco Passos de Você é um drama romântico adolescente que acompanha a história de Stella (Haley Lu Richardson), uma jovem que sofre de fibrose cística. Esse transtorno, também conhecido como doença do beijo salgado, é genético, não tem cura e afeta os pulmões e o sistema digestivo. Pessoas que possuem a doença devem manter relativa distância entre si, devido à possibilidade de contaminação com bactérias distintas e agravamento da condição.
A cena inicial mostra a dinâmica entre Stella e suas amigas ao planejarem uma viagem, a qual a protagonista, infelizmente, não poderá fazer. Elas encontram-se em um quarto, enquanto conversam sobre as roupas que vão usar e possíveis relacionamentos, sendo a cena filmada com cores quentes, criando um clima agradável e confortável para as personagens. Entretanto, assim que Stella fica sozinha, há uma brusca mudança na cena, a câmera, se posicionando mais longe, revela que aquele quarto era um quarto de hospital, com os tons frios enchendo o ambiente. É um dos momentos que funcionam muito bem devido à sutileza com que é trabalhado.
O desenvolvimento da história acompanha a luta diária de Stella com a doença e o tratamento até o instante em que ela conhece Will Newman (Cole Sprouse), cria um interesse no mesmo e, consequentemente, se apaixona. A premissa não precisa ser inovadora, bastando ser bem executada, o que, infelizmente, não é o caso de A Cinco Passos de Você. O roteiro usa clichês excessivamente, recorrendo a momentos impactantes com declarações e buscando mostrar vários momentos “fofos”. O problema reside justo no excesso, devido à recorrência desses eventos, o impacto acaba se perdendo ao longo do filme. É válido destacar a cena que envolve o taco de sinuca, sendo essa uma das únicas que pareceu orgânica e impactante no relacionamento de Will e Stella.
O terceiro ato do filme, cujo ponto de virada é marcado pelo momento mais emocionante do filme para mim, é bagunçado e não condiz com o desenvolvimento que os personagens tiveram até aqui. Um uso excessivo de coincidências e, principalmente, decisões equivocadas e absurdas por parte dos personagens, fazem com que, ao invés de se emocionar, o espectador se pergunte o que está acontecendo na tela. Além disso, outro recurso usado excessivamente é colocar uma música pop com pegada melancólica, tirando o som da cena e, às vezes, utilizar de câmera lenta. As músicas geralmente não combinam e, novamente, o excesso acaba tirando todo o peso emocional que a cena poderia ter tido.
A dinâmica entre os personagens é feita consideravelmente bem, especialmente na relação entre Stella e seu melhor amigo, Poe (Moises Arias). O relacionamento da enfermeira Barb (Kimberly Hébert Gregory) com os pacientes é bem trabalhado, com a personagem recebendo uma certa profundidade, ainda que pequena. As atuações, salvo a de Haley Lu Richardson como Stella, não enchem os olhos e são, em sua maioria, operantes. Cole Sprouse parece inconsistente, estando muito bem em algumas cenas e completamente desmotivado em outras, não combinando com os sentimentos ou momentos vividos pelo personagem.
A Cinco Passos de Você tem uma boa atuação e alguns bons momentos, mas simultaneamente tem um roteiro que não convence, apelando para momentos que tentam gerar uma resposta emocional sem, de fato, merecê-la. As repetidas tentativas de criar vários momentos impactantes e emocionantes acabam os deixando relativamente comuns. O longa estreia na quinta-feira, 21 de março de 2019.