A Microsoft anunciou diversas novidades da franquia Halo em uma nova postagem do Xbox Wire. Para começar, o estúdio 343 Industries, responsável pelos títulos mais modernos da série, está sendo rebatizado de Halo Studios, o que também inclui mudanças na “cultura, fluxo de trabalho e organização dos times”.
Também foi anunciado uma mudança de engine: a Slipspace Engine está sendo substituída pela Unreal Engine 5. Além disso, foi confirmado que múltiplos projetos já estão em desenvolvimento no novo motor gráfico. De acordo com os líderes do estúdio, trabalhar com a UE5 é mais vantajoso, pois torna-se possível contratar profissionais que já são experientes com a ferramenta, dispensando a necessidade de treiná-los com uma engine própria.
Grande parte da equipe da 343 era direcionada para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Slipspace Engine. Segundo a diretora de operações do Halo Studios, Elizabeth van Wyck, a medida permitirá que todos os seus profissionais possam focar na criação de jogos, ao invés das ferramentas para criá-los. Também foi confirmado que a Epic Games está auxiliando o estúdio a dominar os recursos da Unreal Engine 5.
A Microsoft classificou as novidades como “um novo começo para Halo”. Apesar da confirmação de existirem vários jogos em desenvolvimento, o Halo Studios não tem intenção de anunciar nenhum deles no futuro próximo. No momento, eles continuarão lançando conteúdo inédito para Halo Infinite, enquanto os demais projetos seguem sem previsão de anúncio ou lançamento.
O Halo Studios foi um dos mais afetados pelos layoffs da Microsoft nos últimos anos, que entre 2023 e 2024, já soma mais de 12 mil demissões. Desde 2022, o estúdio também está sob nova direção, após a antiga chefe Bonnie Ross ter entregado seu posto por questões de saúde.