Sonic Superstars – Review

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O slogan do Sonic é “Gotta go fast” (tem que ir rápido) mas Sonic Superstars demonstra que, de vez em quando, não tem problema em diminuir o rítmo. No ano anterior, o ouriço azul aventurou-se no futuro com Sonic Frontiers, deixando a nostalgia para trás ao optar por uma audaciosa abordagem de “open-zone” na tentativa de modernizar a série. Ainda que tenha sido uma iniciativa louvável, afastou Sonic ainda mais de suas raízes, resultando em uma experiência agridoce e muito mal executada.

Felizmente, Sonic Superstars chega na hora certa como um remédio para os fãs mais nostálgicos do ouriço. Em vez de avançar com outra reinvenção confusa, os desenvolvedores da Arzest e da Sonic Team optaram por desacelerar a série e entregar aos fãs o apreciado jogo de plataforma 2D pelo qual muitos clamavam. Entretanto, não se trata apenas de uma jogada de nostalgia simplista. Essa volta às origens é uma espécie de renascimento retrô.

Retorno às origens

Sonic Superstars executa de maneira divertida os pilares dos melhores jogos da série, com personagens carismáticos e design de fases incríveis. No entanto, essa jornada ao passado também revela antigas imperfeições ao longo do caminho, incluindo batalhas de chefes frustrantes

O jogo se passa exatamente como as aventuras do Sonic no Sega Genesis, apenas substituindo a arte pixelizada por visuais suaves e com estilo de desenho animado. O ouriço e seus companheiros jogáveis atravessam uma série de fases 2D repletas de caminhos alternativos, anéis e segredos bem escondidos. A Sonic Team acerta em cheio nos elementos essenciais dessa fórmula. Isso começa com sua física familiar, que permite aos jogadores percorrer as fases em alta velocidade e, ao mesmo tempo, parar rapidamente para superar quebra-cabeças de plataforma desafiadores, sem escorregar.

Outro aspecto crucial para capturar essa essência é o excelente design dos níveis em Sonic Superstars. As fases de plataforma, cuidadosamente elaboradas, estão repletas de caminhos que se entrelaçam enquanto você explora. Além disso, existe um bom motivo para retornar às fases após concluí-las, para experimentar novos caminhos, uma vez que estão repletas de moedas colecionáveis, frutas e minigames secretos. Por isso, quando for rejoga-las… vá devagar!

Em alta velocidade, mas com qualidade!

Apesar de nem todas as zonas atingirem o mesmo patamar de excelência, Sonic Superstars ainda se revela uma experiência agradável de jogabilidade em plataforma, graças a um número suficiente de zonas bem-sucedidas. “Pinball Carnival” captura novamente a diversão estilosa da zona de cassino de Sonic 2, enquanto “Bridge Island” é igualmente vibrante e arejada como a “Green Hill Zone”. No entanto, o jogo carece de ideias verdadeiramente originais. Algumas zonas possuem correlações com suas predecessoras, e apenas algumas delas apresentam um toque de frescor. “Cyber Station”, por exemplo, oferece uma reviravolta criativa com sua arte em “quadriculada”, destacando-se como o momento memorável. Contudo, tais inovações são raras, deixando muitas zonas carentes de personalidade, sobrando apenas algumas referências nostálgicas.

A jogabilidade em alta velocidade atinge seu ápice quando corremos por obstáculos fluidamente, como se estivesse em uma montanha-russa. Felizmente, manter esse impulso pode ser desafiador, pois imagine passar por toda a fase sem ter nenhum obstáculo? Seria chato e tedioso. Os cenários são repletos de obstáculos que interrompem a ação ocasionalmente, e esses apresentam uma boa quantidade de minigames incentivam a exploração. De minigames temos: o clássico labirinto giratório de bônus da série, uma queda de paraquedismo para coletar anéis e um minigame das Esmeraldas do Caos, que faz o jogador balançar em direção a uma joia flutuante para desbloquear um novo power-up.

Deixa o Novo de Lado

Sonic Superstars enfrenta uma série de obstáculos ao longo do caminho. As lutas contra chefes, por exemplo, representam uma grande mistura de elementos retrô. Algumas delas são uma agradável viagem ao passado, outras, porém, resultam nos momentos mais frustrantes do game. Em uma batalha contra um pássaro robô voador, por exemplo, o jogador precisa correr por esteiras transportadoras para acompanhar o alvo e evitar ataques. A física apertada pode sair dos trilhos, tornando complicado obter o impulso certo para realmente acertar o pássaro. Em resumo, a física do game pode atrapalhar as vezes.

A maior adição de Sonic Superstars é a presença de poderes desbloqueáveis, os power-ups, obtidos por meio das Esmeraldas do Caos. Sonic e seus amigos podem adquirir a capacidade de convocar um grupo de clones para limpar a tela ou revelar objetos invisíveis. Embora a ideia seja divertida na teoria, a execução deixa a desejar. Por exemplo, acioná-los no calor do momento é complicado. Para ativá-los, é necessário mexer no joystick direito e selecionar um poder, o que não é uma tarefa fácil, especialmente quando estou correndo rapidamente pelas fases. Na maioria das vezes, o jogador tem que parar completamente para usá-los, interrompendo o fluxo da jogabilidade.

E no final das contas, os power-ups nem são tão úteis.  Uma vez que todos esses poderes são completamente opcionais, pois as fases foram projetadas sem considerá-los. Aparentemente, não é necessário usar nenhum deles para descobrir segredos, embora possam facilitar um pouco a tarefa. Alguns poderes, como aquele que transforma os jogadores em água, permitindo que subam cachoeiras, são inúteis na maioria das fases. Um caso especial, na primeira vez que tentei usar minha habilidade de clonagem em uma luta contra um chefe, fiquei desapontado ao descobrir que não tinha efeito no chefe em questão. Em sua maioria, esses power-ups não valem o esforço necessário para encontrá-los.

Sonic não está sozinho

A principal novidade de Sonic Superstars está em seu foco no multijogador, embora essa abordagem não seja tão benéfica quanto parece. No modo cooperativo local, até quatro jogadores podem se aventurar juntos. No entanto, a câmera rastreia apenas o jogador mais à frente na corrida, o que é complicado de determinar em níveis rápidos e sinuosos. Essa implementação de multijogador pode deixar os jogadores que não conseguem acompanhar praticamente de fora da fase, pois são constantemente teleportados de volta em direção ao jogador líder.

Por outro lado, a inclusão do modo cooperativo melhora a experiência para quem joga sozinho. Desde o início, Sonic Superstars apresenta quatro personagens jogáveis, cada um com sua própria habilidade de travessia. Tails pode usar seu rabo de helicóptero para voar verticalmente, Knuckles pode escalar paredes e Amy Rose possui um salto duplo. Cada habilidade altera completamente a forma como os jogadores podem explorar uma fase, tornando as rotas difíceis de alcançar mais acessíveis, dependendo do personagem. Essencialmente, essa abordagem é semelhante ao conceito dos novos poderes das Esmeraldas do Caos, mas é executada de maneira mais natural.

Há também dois modos extras que se adequam melhor a essa abordagem multijogador.
O “Modo Batalha” oferece um conjunto de minigames divertidos e inofensivos. Nesse modo, os jogadores podem personalizar um avatar mecânico (usando as moedas do Sonic obtidas durante a aventura) e competir em três rodadas de desafios. Esses desafios podem variar desde sobreviver tempo suficiente em uma plataforma em queda até coletar a maioria das estrelas em um nível. Embora não se assemelhe a um “Fall Guys,” a personalização dos personagens e as estatísticas rastreadas proporcionam aos jogadores uma sensação de progresso.

Além disso, há um “Modo Contrarrelógio” a premissa é simples: correr por uma fase o mais rápido possível e classificar-se pelo tempo. Contudo, a simplicidade do modo é enganosa. Se os jogadores demorarem muito em uma fase, são abruptamente enviados de volta ao início, sem chance de recuperar o tempo perdido. Infelizmente, as regras não são explicadas em nenhum lugar, tornando desconhecidas as causas desse estado de falha.

Considerações finais

O jogo traz nostalgia, traz emoção de correr rapidamente pelas fases e explorar os diversos minigames, mas enfrenta alguns problemas. As lutas contra chefes variam em qualidade, os power-ups são difíceis de usar e muitas vezes desnecessários. O modo multijogador tem potencial, mas a limitação da câmera pode deixar alguns jogadores para trás. No entanto, as habilidades únicas dos personagens melhoram a experiência para jogadores solitários.

Distribuidora: Sega
Desenvolvedor:  Arzest e Sonic Team
Gênero: Aventura e plataforma
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PCs
Data de lançamento inicial: 17 de outubro de 2023

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